Os interessados em participar do processo seletivo do cursinho Equalizar para turmas de pré­ técnico e pré-Enem 2017 podem se inscrever até o dia 19 de dezembro. A iniciativa é gratuita e destinada a alunos de baixa renda. O Equalizar é o projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Para participar do processo seletivo do pré-Enem, o estudante deve estar cursando ou ter cursado em escola pública municipal ou estadual todo o Ensino Médio; estar com o Ensino Médio concluído no máximo em dezembro de 2017 e possuir renda familiar bruta mensal per capita que não exceda o valor de 1,5 salário-mínimo.

Não podem se inscrever aqueles estudantes que tiverem estudado, no Ensino Médio, mesmo que parcialmente, em escolas técnicas federais ou escolas particulares; tiverem estudado, no Ensino Médio, mesmo que parcialmente, em Colégio Militar; tiverem sido bolsistas de escola particular; já tiverem ingressado em (ou estar cursando) um curso superior; ou que tiverem abandonado anteriormente algum curso preparatório oferecido pelo Equalizar.

A seleção dos alunos para as turmas de pré-vestibular/pré-Enem do Equalizar 2017 consistirá nas seguintes etapas: inscrições, que contemplam o registro de dados pessoais; prova objetiva de múltipla escolha, juntamente com redação dissertativa-argumentativa, a fim de avaliar o candidato quanto aos conhecimentos prévios adquiridos; análise do histórico escolar, a fim de selecionar o público alvo do projeto; e análise socioeconômica do grupo familiar do candidato.

Ao todo, são ofertadas 60 vagas. Para validar as inscrições, o candidato deverá realizar o pagamento do boleto no valor de R$ 15,00 que será gerado após o preenchimento do formulário. As inscrições devem ser feitas no site do Equalizar.

Confira AQUI o Edital do processo seletivo.

Pré-Técnico
Para o pré-Técnico, estão disponíveis 40 vagas, sendo 15 delas destinadas aos alunos do 1º ano do Ensino Médio e 25 aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Para se inscrever no processo seletivo, o aluno deve: estar cursando ou ter cursado o Ensino Fundamental em escola pública municipal ou estadual desde o 6º ano; estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental em escola pública municipal ou estadual ou o 1º ano do Ensino Médio em escola pública municipal ou estadual em 2017; possuir renda familiar bruta mensal per capita que não exceda o valor de 1,5 salário-mínimo. Não podem se inscrever aqueles alunos que tiverem abandonado anteriormente algum curso preparatório oferecido pelo Equalizar.

A lista contendo as inscrições confirmadas pela Fundação Christiano Ottoni, bem como o horário e local da avaliação presencial será disponibilizada até o dia 02 de janeiro de 2017 no site do Equalizar.

Confira AQUI o Edital do processo seletivo.
Fonte: educacao.mg.gov.br
Imagem: freepik.com