Não é novidade que as Ações de Educação Integral vieram com o objetivo de levar a Educação Integral para além do reforço escolar, ampliando-a para eixos formativos que visam a formação integral dos discentes. Ou seja: além de o estudante ter o acompanhamento pedagógico e orientação de estudos, ele também participa de atividades pertinentes à sua formação integral, devendo elas contemplar, no mínimo, quatro dos seguintes eixos formativos: acompanhamento pedagógico/orientação de estudos (obrigatório); esporte e lazer; memória, cultura e artes; história das comunidades tradicionais e sustentabilidade; educação em direitos humanos; promoção da saúde; educação ambiental, educação econômica, economia solidária e criativa; comunicação, uso de mídias e cultura digital e tecnológica; agroecologia e iniciação científica.

E é nesse sentido que a E.E. Laíce Aguiar, atualmente sob a direção da Professora Leila de Fátima Mapa, participa das Ações da Educação Integral com 3 (três) turmas, sendo a "Conservação do solo e composteira: canteiros sustentáveis (horta) e/ou jardinagem escolar" uma das atividades oferecidas dentro das Ações da Educação Integral no contexto da escola. Trata-se de uma atividade que envolve ações de educação ambiental voltadas para a construção de valores sociais, conhecimentos e competências que promovam a sustentabilidade socioambiental e a qualidade de vida.

A ação envolve processos educativos baseados na agricultura familiar, no resgate da cultura tradicional local e na valorização da biodiversidade, princípios fundamentais que têm norteado a escola na transição para a sustentabilidade. São agregados a esses saberes os conhecimentos científicos sobre o cuidado com o solo, o manejo da terra e o cultivo das diversas espécies vegetais. Nesse âmbito, fez-se possível a construção de uma horta que tem servido não só como fonte de alimentos para a merenda escolar, mas também como prova concreta dos benefícios de uma vida sustentável.
__________
Texto: Alex Gabriel da Silva
Fotos: Divulgação / E. E. Laíce Aguiar
Fonte: sremetropb.blogspot.com.br

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000