Em matéria publicada no dia 30 de março de 2017, dedicamos algumas palavras à participação de alunos da Secretaria de Estado de Educação (SEE) na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), ocorrida entre os dias 21 e 23 de março na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Nesta ocasião, trazemos mais algumas informações sobre a brilhante atuação dos nossos discentes, que tanto nos orgulhou a todos. A E.E. Domingos Justino Ribeiro, em Mateus Leme, vinculada à SRE Metropolitana B, esteve entre as quatro escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais com projetos selecionados para a 15ª edição do evento, ocorrido entre os dias 21 e 23 de março.

O projeto “Estudo das Propriedades Medicinais da Planta Barbatimão (STRYPHNODENDRON ADSTRINGENS)” – no qual a discente Vanessa Aparecida Vasconcelos de Freitas é orientada pela professora Fernanda Aires Guedes Ferreira, com coorientação da professora Natalia Murta de Lima Dornelas – já havia sido premiado na FEBRACE 2016, com credencial para participação em feira no Pará, sendo novamente contemplado na FEBRACE 2017 com o Prêmio Sociedade Brasileira de Microbiologia. Vale ressaltar que a aluna Vanessa é bolsista do CNPQ e, juntamente com sua orientadora, trabalha na evolução do projeto em parceria com a UEMG.

Outro trabalho com o qual a E.E. Domingos Justino Ribeiro teve participação foi “A Batata Milagrosa: Estudo das Propriedades Medicinais e Características Botânicas”, no qual os alunos Geovane Campos Alves, Lohana Stephany Tomaz Silva e Sarah Vitória Almeida Sousa foram orientados pela professora Lorenna Santos Bastistiole, com coorientação da professora Fabíola Cristina Fonseca. O projeto foi premiado na feira promovida pela própria escola, com o credenciamento para a FEBRACE. As discentes não foram premiadas na Feira, mas o foram com o rompimento do espaço geográfico da Escola, descobrindo horizontes e a necessidade de lutar por mais investimento na estrutura tecnológica das Escolas Estaduais, via investimento público e/ou privado. E acima de tudo constataram que o conhecimento não é pronto, mas construído diariamente, com empenho, envolvimento pessoal, familiar, e da comunidade escolar.

“Enquanto Diretora Escolar, me orgulho e sou grata ao corpo discente e docente da Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro pelo envolvimento, trabalho e por vestir a camisa da Escola e da Educação como única ferramenta capaz de humanizar e transformar vidas, desenvolvendo valores como respeito compromisso e gentileza”, afirma a professora Delizete Alves Moreira, diretora da escola, que ainda estende os seus agradecimentos aos pais dos alunos, à SRE Metropolitana B e à SEE, pelo estímulo e orientação. “Parabenizo ainda a professora Fabíola, que soube otimizar os recursos financeiros, dispensados na viagem, orientando e participando com as alunas das palestras oferecidas na feira, fazendo visita orientada ao Museu Catavento em SP, formando multiplicadores de conhecimento”, completa a professora Delizete.

Simultaneamente a participação na FEBRACE aconteceu a premiação da FECITEC UFV FLORESTAL, onde a escola teve classificado em primeiro lugar o projeto do Ensino Fundamental intitulado “O Poder do Inhame”, o qual foi premiado com a bolsa de Iniciação Científica Júnior e a indicação para a rede POC (Feiras Internacionais). A FECITEC Domingos Justino Ribeiro de 2016 foi coordenada pelas professoras Fabíola Cristina Fonseca e Maria Aparecida de Souza Cunha, que contaram com toda equipe da Escola.

Agradecendo aos discentes e à comunidade escolar, bem como a todos que apoiaram a escola, a professora Delizete destaca algumas das instituições que se fizeram indispensáveis na realização dos projetos. São elas: Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de Mateus Leme, SRE Metropolitana B e Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE).
Fonte: sremetropb.blogspot.com.br
Texto: Alex Gabriel da Silva