O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) lança, nesta sexta-feira, 12 de maio, a edição 2017 do Prêmio de Gestão Escolar, iniciativa que tem o apoio do Ministério da Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e de instituições do terceiro setor. A cerimônia está marcada para as 10h30, no auditório 8, da Bett Educar 2017, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (antigo Imigrantes Expo), na capital paulista.

Esta é a 16ª edição do prêmio, que a partir de 2011, tornou-se bianual. Criado pelo Consed em 1998, a iniciativa contempla projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público. Desde então, mais de 34 mil escolas de todas as regiões do país participaram e mais de 7 milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos gestores participantes. Neste período, 90 escolas chegaram à etapa final e foram premiadas com recursos financeiros e equipamentos, além de formação e intercâmbio para os diretores.

Para participar, o gestor deve fazer sua inscrição no portal do prêmio, onde terá acesso a um instrumento de autoavaliação. "Ao analisar os processos de gestão da escola, ele vai elaborar um plano de ação, construído com a participação da comunidade escolar. Ao final, os melhores resultados serão premiados", explicou o presidente do Consed, Idilvan Alencar.

Podem concorrer escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais.
Imagem: premiogestaoescolar.com.br