Fundada em 1953 pelo Serviço de Informação dos Estados Unidos, a Biblioteca Thomas Jefferson (BTJ), pertencente ao Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU-BH), é uma biblioteca especializada em língua inglesa. Possuidora do maior acervo de obras em língua inglesa de Belo Horizonte, a BTJ se dedica a divulgar as culturas americana e brasileira, oferecer suporte acadêmico, inclusive à comunidade externa, e participar de projetos de incentivo ao voluntariado, à educação e à difusão da cultura. E é nesse sentido que foi desenvolvido o projeto “Biblioteca Itinerante”, focado no incentivo à leitura, aos estudos e ao lazer no âmbito das escolas públicas.

Para participação no projeto, foram selecionadas 5 (cinco) escolas públicas com base nos seguintes pré-requisitos: i) serem localizadas próximo ao ICBEU-BH, ii) não possuírem uma biblioteca ou disporem de uma carente de investimentos ou recursos. Enquadrada nesses critérios, a E.E. Maurício Murgel foi uma das escolas selecionadas, passando a receber, bimestralmente, no período de maio a dezembro de 2016, um total de 20 (vinte) livros, sendo 10 (dez) em língua inglesa e 10 (dez) em língua portuguesa, os quais ficaram disponíveis para empréstimo junto a um banner explicativo sobre o projeto e sob os cuidados de um servidor da escola.

Ao final do projeto, foi feita uma avaliação tanto por parte de Daiane Procópio, bibliotecária do ICBEU-BH, como por parte da Diretoria da escola e funcionários envolvidos. A princípio, o regulamento do projeto definia que o aluno que, dentre o período de maio a dezembro de 2016, fizesse mais empréstimos de livros em inglês dentre as cinco escolas selecionadas receberia uma bolsa de estudos de 100% para estudar inglês no ICBEU-BH no 1º e 2º semestres de 2017. Todavia, considerando o resultado positivo do projeto, a premiação foi estendida a um segundo colocado, o que levou à premiação de dois alunos da E.E. Maurício Murgel: Huagner Seixas Xavier (bolsa integral) e Jeferson Yuri Martins da Silva (bolsa de 70% de desconto).

O regulamento previa ainda o apadrinhamento da escola que tivesse o maior número de alunos participantes do projeto através de empréstimos de livros no período mencionado, a qual receberia da BTJ e do ICBEU-BH recursos materiais ou doação de livros para a biblioteca. Nesse âmbito, a E.E. Maurício Murgel foi contemplada ainda com uma estante de livros e uma caixa de livros, bem como carteirinha gratuita da Biblioteca Thomas Jefferson para todos os discentes da escola, com acesso a todos os materiais e projetos oferecidos pela Biblioteca. As demais escolas participantes receberam uma caixa de livros.
Fonte: sremetropb.blogspot.com.br
Texto: Alex Gabriel da Silva