Você sabia que no dia 7 de abril comemorou-se o Dia Mundial da Saúde, data essa criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde? Bom, se você não sabia, a E.E. Mário Casassanta sabia, e não se contentou apenas em saber, mas também promoveu uma série de atividades voltadas para o tema. A instituição de ensino se valeu da Semana da Saúde para se dedicar mais intensamente a questão da dengue, temática trabalhada anualmente, promovendo passeatas, confeccionando cartazes e panfletos, recolhendo possíveis focos de dengue nas proximidades da escola e produzindo até mesmo uma apresentação teatral, que virou uma história em quadrinhos.

Fazendo intertextualidade com Lewis Carroll e Alexandre Dumas, bem como acrescentando uma boa pitada de humor, a peça e a estória apresentam uma rainha cabeçuda que, a fim de livrar o seu reino da invasão de mosquitos, ordena ao chapeleiro que convoque os três “musquiteiros”. Uma vez no palácio, esses se utilizam de todos os artifícios para acabar com os mosquitos, acabando por fracassar. A salvação do reino vem pelo chapeleiro, que, após escutar um diálogo entre os vilões, apresenta à rainha os focos de reprodução dos mosquitos.

O teatro empolgou tanto os alunos que uma nova apresentação será feita na escola, dessa vez aberta ao público, bem como em uma escola parceira. Este trabalho foi desenvolvido na Educação Integral, pelo professor Anderson, de Educação Física, e demais regentes. A professora Joyce Júlia Gonçalves, diretora da escola, acredita que a divulgação de práticas exitosas como essa são necessárias à valorização do empenho dos alunos e professores, que, em todas as escolas, têm feito realizações fantásticas, construindo, assim, a Educação que tanto queremos!

CLIQUE AQUI e acesse a história em quadrinhos.
__________
Fonte: sremetropb.blogspot.com.br

Texto: Alex Gabriel da Silva
Foto: E.E. Mário Casassanta

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000