Aconteceu no dia 26 de maio, no Centro Socioeducativo Santa Helena, a “Feira Literária 2017”, promovida pelos profissionais da Escola Estadual Dr. Aurino Morais, tendo como objetivo o incentivo ao hábito da leitura. A obra escolhida para leitura foi o romance “De olhos fechados”, de Lavínia Rocha.

O projeto Feira Literária 2017 nasceu da parceria com a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa através do projeto “Caixa-Estante”, que tem o intuito de propiciar a leitura de temáticas diferenciadas aproximando leitor e escritor. Além disso, o projeto tem como objetivo estimular a prática de ler e de interagir, promovendo a releitura da obra de forma interdisciplinar entre educadores e alunos.

Ao longo dos meses abril e maio, os professores e alunos fizeram a leitura do livro e atividades relacionadas às questões abordadas na obra de Lavínia Rocha, tais como: respeito às diferenças, oficinas sensoriais, percepção de espaços, arquitetura urbanística de Belo Horizonte, cidadania e braile.

A culminância do evento contou com a presença dos adolescentes e seus familiares, bem como do corpo docente, dos convidados da SEE, Diretorias da Unidade Santa Helena, SUASE, outras Unidades Socioeducativas, Diretoria da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa e, em especial, da autora Lavínia Rocha.

No evento tivemos visitação às salas temáticas, sensorial e braile, apresentação artística dos alunos, assinatura do painel central confeccionado pelos discentes etc. Nesse momento, a autora e o clube de leitura interagiram com os adolescentes, que demonstraram curiosidade e inquietação a respeito do final da trama. Lavínia Rocha relatou imensa satisfação em ver sua obra abordada de forma tão profunda. A diretora da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa elogiou e disponibilizou o espaço da mesma para exposição de todos os trabalhos e visitas posteriores.

De acordo com a diretora geral da unidade, Ana Carolina Veloso, “a leitura e o trabalho desenvolvido pelos adolescentes e professores da escola proporcionaram um olhar para além dos olhos, uma vez que a obra estudada falava de uma adolescente cega, que conhecia Belo Horizonte por meio dos outros sentidos”.

A Feira Literária buscou acentuar a proposta das novas diretrizes pedagógicas do sistema socioeducativo que propõe. O currículo deverá ser trabalhado de forma interdisciplinar com metodologia que contemple o atendimento das características dos adolescentes.
__________
Fonte: sremetropb.blogspot.com.br
Texto e foto: Equipe da E.E. Dr. Aurino Morais

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000