Na segunda-feira, 19/06, a Rede do Programa de Olimpíadas de Conhecimento (Rede POC) divulgou em sua página (www.redepoc.com) os resultados da edição brasileira da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras 2017, da qual participaram mais de 70 mil estudantes, de quase mil escolas públicas e privadas de 23 estados brasileiros e do Distrito Federal. Dessas instituições de ensino, duas escolas vinculadas à SRE Metropolitana B foram premiadas, a nível estadual, com medalhas de bronze, dentre as 88 distribuídas no âmbito de Minas Gerais. A saber: a E.E. Celso Machado (turmas 201 e 301) e a E.E. Maurício Murgel (turmas 1ºGT e 3BT).

Temos aí um motivo de muito orgulho, visto que, além de se tratarem de duas escolas vinculadas à nossa superintendência, estão entre as três únicas premiadas no município de Belo Horizonte (a E.E. Deputado Ilacir Pereira Lima, vinculada à SRE Metropolitana A, teve a turma M premiada com medalhas de prata), sendo a E.E. Celso Machado a única escola da região do Barreiro a ser premiada*. “Essa premiação é para nós prova maior da seriedade com que estamos conduzindo a educação em nossa escola. Hoje temos uma escola totalmente comprometida com a educação pública mineira e esperamos que nossos alunos sejam cidadãos cada vez mais conscientes de seu papel na sociedade”, afirma o Prof. Jose Roberto dos Santos, diretor da EECM.

E as conquistas não param por aí! A E.E. Maurício Murgel está entre as três escolas mineiras, única da SRE Metropolitana B, selecionadas para integrar a delegação do Brasil para a Asia International Mathematical Olympiad – AIMO 2017, a ocorrer entre os dias 2 e 6 de agosto de 2017, na cidade de Kuala Lumpur, Malásia. A seleção se deu em virtude do excelente desempenho dos estudantes na edição brasileira da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras. “Por dois anos consecutivos a escola é selecionada para participar de evento internacional**, o que se configura como um dentre os tantos sinais do excelente trabalho que vem sendo desempenhado no contexto de nossa instituição, o qual, aliás, só tende a melhorar”, declara a Profa. Sônia Marinho, diretora da escola.

Trata-se de uma competição individual aberta para escolas convidadas pelas secretarias regionais da AIMO, e tem o objetivo de estimular o interesse pela Matemática e promover a melhoria do seu aprendizado. A competição, que se encontra agora em sua sétima edição, é realizada desde 2012 e tem a participação anual de mais de 2.000 estudantes de 13 países ou regiões do mundo, tais como: Brasil, Bulgária, Casaquistão, China, Cingapura, Coréia do Sul, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Macau, Malásia, Myanmar e Taiwan.

A Rede POC
A Rede POC é uma instituição privada de intercâmbio científico juvenil cuja missão é promover a excelência na educação através do estímulo ao interesse pela Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde 2000 seleciona, orienta, acompanha ou prepara estudantes brasileiros para olimpíadas, feiras, escolas avançadas, summer courses e fóruns nos seguintes países: África do Sul, Argentina, Alemanha, Austrália, Bulgária, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Coréia do Sul, Costa Rica, Eslováquia, Índia, Indonésia, Itália, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Rússia, Suíça e Suécia.

*Ver edição de Mai/2017, Ano 4, Nº32, p. 10.
**Ver edição de Nov/2016, Ano 3, Nº 26, p. 3-4.
__________
Fonte: sremetropb.blogspot.com.br
Texto: Alex Gabriel da Silva
Imagem Capa: matematicasemfronteiras.org
Foto 1 e 3: E.E. Celso Machado
Foto 2: E.E. Maurício Murgel - Luiz Navarro ACS/SEE

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000