O trabalho com o solo nos permite a observação da natureza sob uma abordagem estética. O solo é vida que se traduz em cores que somente um olhar sensível é capaz de reconhecer. Propõe indagações sobre os olhares de cada um, sem menosprezar a riqueza que existe no olhar individual. É nesse sentido que se deu o projeto interdisciplinar no contexto da E.E. Ursulina de Andrade Melo, envolvendo os professores de arte e geografia, criado e desenvolvido por Renata Loureiro, professora de arte, responsável pela execução do mesmo junto à Juliana Viana, professora de geografia. Coordenado pela Profa. Herika Formaggini, o projeto tem como tema “Conhecendo o solo por meio dos tons”, e contemplou os alunos da Educação Integral e do turno regular.

Visando construir um olhar sensível por meio da observação do meio ambiente, é possível produzir tintas para o trabalho de pintura extraindo pigmentos terrosos coloridos do solo e propor trabalhos com técnicas de pintura a partir desses pigmentos. Desta forma, é possível desenvolver o sentido tátil do aluno, levando-o a perceber as diferentes granulações de cada tipo de solo.

As tintas feitas com pigmento extraídos da terra são fáceis de fazer e levam os alunos a se interessarem pelo processo. Depois de pronta, a tinta pode ser usada em pinturas que representem a natureza e componham formas do espaço próximo conhecido, a história do lugar, utilizando os pigmentos terrosos do próprio espaço habitado. Trata-se de uma idéia extraída dos estudos de reaproveitamento do minério de ferro pela Cia Vale do Rio Doce, atualmente implantado na Serra da Moeda.

Ao construir um olhar sobre o lugar onde vive e extraindo dele suas informações, obtém-se uma aprendizagem significativa, fundamental na construção do conhecimento. Também amplia-se a percepção sobre o espaço vivido, além de ressaltar a identidade e a afetividade com o lugar.

Ainda envolvendo sustentabilidade e meio ambiente, a professora Renata desenvolve projeto de reaproveitamento de papel e tinta em trabalhos de arte, que servem de decoração das janelas de sala de aula. Nesse âmbito, a escola presta aos seus alunos e à sociedade um significativo e louvável serviço à medida que promove o conhecimento, a arte e a prática sustentável. É motivo de muito orgulho para a SRE Metropolitana B e para toda a educação mineira.
__________
Fonte: sremetropb.blogspot.com.br
Texto: Alex Gabriel da Silva
Fotos: E.E. Ursulina de Andrade Melo

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000