Em comemoração ao Dia do Estudante e abertura dos Jogos Interclasses, alunos, professores e funcionários da Escola Estadual Maurício Murgel, em Belo Horizonte agraciaram os estudantes Juliana Luiza Paula de Araújo, Patrick César Soares e Mileny de Oliveira Peixoto, equipe que voltou de Kuala Lumpr, na Malásia, com uma medalha de bronze da Asia International Mathematical Olympiad – AIMO 2017, realizada no início deste mês. A festa reuniu toda a escola e familiares dos três estudantes, que também receberam medalhas de honra ao mérito.

A diretora da Escola, Sônia Marinho, disse que a premiação foi um incentivo aos demais estudantes da Escola. Os três já receberam diplomas de honra ao mérito em participações das Olimpíadas da Matemática (OBMEP) em anos anteriores.

Os alunos foram selecionados, entre outros 78 dos três anos do Ensino Médio, através de provas de matemática e inglês, elaboradas pela equipe da Escola. A instituição foi convidada pela secretaria regional da AIMO pelo bom desempenho nas Olimpíadas Internacionais de Matemática nos dois últimos anos, promovidas pelo Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC), instituição privada de intercâmbio científico juvenil que tem com objetivo promover, junto aos estudantes, o estímulo e interesse pela Ciência, Tecnologia e Inovação.

Juliana disse que a viagem, apesar de cansativa (22 horas de vôo), foi compensadora. “Fiquei bem nervosa quando vi tanta gente, de tantos países diferentes”, disse a estudante. A mãe de Juliana, Elizabeth do Carmo Paula, disse que desde que saiu a premiação, a filha tornou-se “celebridade”. Foram inúmeros telefonemas de familiares, amigos e vizinhos, disse ela.

Os três alunos viajaram pela primeira vez ao exterior. Mileny também gostou muito da experiência: “Vi muita coisa bonita, convivi com outras culturas e foi muito bacana estar comunicando em outra língua”. A mãe, Mônica Ferreira de Oliveira se disse muito orgulhosa. “Ela sempre foi muito dedicada e é um bom exemplo para as irmãs mais novas”. Patrick disse que a viagem serviu para motivá-lo ainda mais nos estudos da matemática.

Na Olimpíada Internacional, participaram mais de 2 mil estudantes de 13 países, matriculados do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental ou qualquer série do Ensino Médio. Os testes aplicados eram condizentes com o ano escolar de cada participante. A prova foi no idioma inglês, com duração de 2 horas, e valendo 150 pontos divididos em três seções de 12, 10 e 8 questões consecutivamente. A Olimpíada utiliza apenas testes escritos. Os participantes escreveram a resposta final, uma vez que justificativas e desenvolvimento não são avaliados.

Cada escola pôde participar com equipe entre 3 e 15 estudantes, acompanhados por pelo menos um responsável. Durante os testes não foi permitida a consulta de livros, dicionários, anotações ou usar calculadoras ou equipamentos eletrônicos. Nem foi permitida a comunicação com outros participantes. O acesso às provas só aconteceram no momento da aplicação.

A AIMO é uma iniciativa conjunta de três instituições mundiais dedicadas ao estímulo ao ensino da Matemática: Asian Mathematical Olympiad Union, China Education Research Association e Hong Kong Mathematical Olympiad Association.


Jogos
Depois da homenagem, o professor de Educação Física Diogo Barbosa Medeiros deu abertura aos 3º Jogos Interclasses, um torneio que vem se tornando tradição na unidade e começa no Dia do Estudante, 11 de agosto, e vai até o dia 23. As classes disputam entre si o torneio e os vencedores disputam as finais interturnos. Segundo o professor Diogo, são oferecidas as modalidades de basquete, vôlei, futsal, e handebol.
__________
Fonte: educacao.mg.gov.br
Foto: Elian Oliveira/ACS-SEE

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000