Estudantes das redes pública e privada de ensino de todo o país podem inscrever, até 30/10, projetos para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) 2018. Promovida pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica (LSI-EP) da Universidade de São Paulo (USP), a mostra, que será realizada entre 13 e 15 de março do próximo ano, objetiva estimular novas vocações em Ciências e Engenharia por meio do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores, aproximar as escolas públicas e privadas das Universidades e criar uma oportunidade para jovens entrarem em contato com diferentes culturas e cientistas.

Podem submeter propostas estudantes matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, no Ensino Médio ou Técnico, desde que tenham no máximo 20 anos. Os interessados devem ler, atentamente, todas as informações do regulamento – disponível aqui – e, logo após, realizarem o cadastro e a inscrição, gratuita, do projeto pelo endereço http://febrace.org.br/submeter/login/?next=/submeter/. Cada aluno pode inscrever apenas um projeto, que pode representar até no máximo 12 meses de desenvolvimento.

Os trabalhos podem ser desenvolvidos individualmente ou em grupos de até 3 pessoas e devem enquadrar-se em uma das seguintes categorias e suas respectivas subcategorias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharia. É obrigatória a participação de um professor orientador, que deve ter, no mínimo, 21 anos durante a orientação do projeto.

Após julgamento da Comissão, todos os projetos selecionados para apresentação na Febrace serão divulgados, do dia 18 de dezembro, no site do evento. Todos os participantes recebem ao final certificado de participação e os finalistas de cada categoria medalhas e troféus, mas há a possibilidade de receber equipamentos (computadores, aparelhos de dvd, scanner, câmeras fotográficas, palm tops, calculadoras), certificados de diversas organizações em várias áreas científicas e algumas empresas, e demais prêmios concedidos com apoio dos parceiros.


Minas na FEBRACE

Chegando a sua 16ª edição, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), maior evento do gênero no país, já premiou trabalhos científicos desenvolvidos por diversos estudantes mineiros, de diferentes escolas estaduais do Estado. Em 2017, do total de 346 projetos selecionados, Minas Gerais concorreu com 04 trabalhos científicos, e conquistou destaque com o projeto “Estudo das propriedades medicinais da planta barbatimão (Stryphnodendron adstringens)”, iniciativa de alunos da Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro, localizada em Mateus Leme.
__________
Fonte: educacao.mg.gov.br
Imagem: febrace.org.br

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000