A aplicação dos jogos em sala de aula surge como uma oportunidade de cooperação, socialização e participação dos alunos na resolução dos problemas propostos. Depois de cuidadoso planejamento, a professora de matemática Ana Paula Melo confeccionou os jogos junto dos alunos do 7º ano da E.E. Professor Clóvis Salgado, estabelecendo as regras a serem cumpridas e traçando objetivos e metas a serem alcançadas.

A ideia era e é fazer com que o aluno desenvolva suas potencialidades, habilidades e criatividade, trabalhando incessantemente a lógica matemática e encontrando prazer em participar das aulas, visto que aprender em um contexto onde transborda a alegria é bom e muito positivo para o aprendizado.

O uso de jogos para o ensino representa, em sua essência, uma mudança de postura do professor em relação ao que é ensinar matemática. Ou seja: o papel do professor muda de transmissor de conhecimentos para o de observador, organizador, consultor, mediador, interventor, controlador e incentivador da aprendizagem, do processo de construção do saber pelo aluno.

Para que os alunos percebam a real importância dos jogos para a sua aprendizagem, a professora Ana Paula Melo realiza um trabalho de exploração do jogo, já que o ato de jogar, por si só, pode não ser suficiente para a construção dos conhecimentos matemáticos. Sendo assim, os jogos são trabalhados em uma perspectiva de resolução de problemas, que, além de permitir o enriquecimento da atividade cerebral, desencadeia, durante e após o jogo, momentos nos quais o aluno precisa deixar para trás a fase de empolgação e divertimento, inicialmente gerada pela atividade, partindo para uma fase de constatações, análise de atitudes e construção de saberes.

Podemos perceber que a utilização de jogos matemáticos, aliados à resolução de situações-problema, torna-se mais eficaz, pois permite que o jogador/educando faça uma análise completa de suas atitudes, durante e após a atividade, possibilitando, não só a compreensão dos conteúdos, mas também de seu próprio processo de aprendizagem. Além disso, o trabalho conjunto com jogos e resolução de problemas permite ao professor realizar uma avaliação de seu trabalho e do rendimento dos alunos, isto é, uma intervenção pedagógica, que nada mais é do que o ato de acompanhamento e observação das atividades por parte do professor, que pode ser realizada antes, durante ou após o ato de jogar. São nessas situações que, geralmente, os alunos se expõem comunicando-se com os colegas e com o professor, tornando-se capazes de analisar suas próprias atitudes e refletir sobre o desenvolvimento da atividade.

É unânime entre os alunos a opinião de que os professores deveriam utilizar mais jogos matemáticos durante as aulas, pois estes tornam o aprendizado mais dinâmico e o conteúdo mais atrativo, permitindo uma interação maior entre os colegas. A SRE Metropolitana B e a E.E. Professor Clóvis Salgado parabenizam a professora Ana Paula e os alunos do 7º anos pelo belo e promissor trabalho.
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Fonte: sremetropb.blogspot.com.br
Texto Alex Gabriel da Silva
Fotos: E.E. Professor Clóvis Salgado

 

 

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