Após dois anos de curso de inglês, 16 estudantes de escolas estaduais foram graduados pelo Programa English Access, promovido pelo Departamento de Estado Americano, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A cerimônia foi realizada no Auditório do Campus Gameleira, na última sexta-feira (7/12), com a participação de estudantes, familiares, professores de Inglês e representantes do consulado geral dos Estados Unidos em Belo Horizonte.

A subsecretária de Educação Básica da SEE, Augusta Mendonça, parabenizou os estudantes da primeira turma do Programa e ressaltou o esforço deles para finalizar o curso. “Essa é uma parceria importante que possibilitou que este grupo de jovens tivesse acesso à língua inglesa e à cultura norte americana, que certamente irá fazer muita diferença na trajetória e no processo de formação desses estudantes”, comenta.

O Programa English Access teve início em 2015, com articulação da Assessoria de Relações Internacionais do Governo do Estado de Minas Gerais. A iniciativa foi criada pelo Departamento de Estado Americano e realizada em parceria entre a SEE, a Casa Thomas Jefferson - que é responsável pelo curso -, a Embaixada Americana e o Consulado Americano dos Estados Unidos em Belo Horizonte. O programa visa aumentar o interesse dos alunos pelo idioma e ampliar seus conhecimentos sobre a cultura americana; promover a conscientização dos alunos sobre a língua estrangeira e seus aspectos culturais e também promover uma maior conscientização da sua própria língua e cultura.

Durante a cerimônia, a representante diplomática e oficial de Diplomacia Pública dos Estados Unidos em Belo Horizonte, Rita Rico, destacou o compromisso dos estudantes e reforçou a importância de mantê-los engajados e motivados a aperfeiçoar seu Inglês e conhecimento cultural.

“Oferecemos este curso para que o estudante de baixa renda aprenda inglês em profundidade e acreditamos que uma nova língua irá abrir novas oportunidades para os estudantes. A diversidade desta experiência também os ajudam a serem mais competitivos neste planeta globalmente conectado”, afirma a diplomata.

Entre os critérios de inscrição e seleção, os alunos preencheram um formulário na diretoria da escola e participaram de uma dinâmica de grupo do processo seletivo. As matrículas aconteceram de 2 a 4 de março de 2016. A turma iniciou, em 2016, com vinte alunos das Escolas Estaduais Maria do Socorro Andrade, Odilon Behrens e Nair de Oliveira Santana, todas em Belo Horizonte, dos quais 16 estudantes concluíram a formação.  Os estudantes tinham duas aulas por semana e, uma vez por mês, tinham uma aula com atividades extracurriculares, além de uma semana de imersão durante as férias de julho e janeiro.

O estudante Lucas Alves Vieira, da Escola Estadual Nair Santana de Oliveira, disse que essa experiência mudou totalmente a sua vida. “Além de estar vivenciando o início de um sonho para aprender uma nova língua, o curso abriu também minha mente para outras coisas, sobre a cultura norte-americana e dos seus sistemas político e educacional. Agora não quero parar, vou aproveitar o gancho para procurar novos cursos e alçar novos desafios”, argumenta.
Foto: Eric Abreu - ACS/SEE