No dia 09/11/2018, foi realizada a formatura dos discentes que concluíram o 3º ano do Ensino Médio na E.E. Professor Paulo Freire, situada no Complexo Penitenciário Nelson Hungria. Dos 24 formandos que, privados da liberdade em razão de ações passadas, celebraram essa conquista, 2 estudaram na referida escola desde os Anos Iniciais, 7 cursaram todo o Ensino Fundamental e Médio e 15 cursaram o Ensino Médio.

As conquistas desses jovens, porém, não se resumem à formatura. Vale lembrar que a escola participou da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, na qual os alunos do 2º ano do Ensino Médio conquistaram a medalha de prata!

A formatura contou com a presença dos familiares dos formandos, representantes da DEP, Conselho da Comunidade, Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B, diretores da penitenciária e demais convidados.

Em seu discurso, Valdicéia Pavione, diretora da escola, parabenizou a todos os formandos, manifestando a sua gratidão aos servidores e à direção prisional pelo envolvimento de cada um para a manutenção desse trabalho que, embasado na ideia da dignidade humana e possibilidade de recuperação, possibilita a esses indivíduos reconstruir a sua vida, fazendo novas escolhas e enveredando-se por um novo começo.
Publicado no Blog da B
Texto: Alex Gabriel da Silva