No dia 07/12/2018, o Programa Mistura Fina, exibido pela Rede Minas, dedicou-se a uma entrevista com os jovens estudantes Júlia Cecília Santos e Lucas Henrique Silva Amorin, bem como com Fernando Rosa do Amaral, professor de História, três entre os dez vencedores do concurso Desconstruindo Práticas Machistas no Cotidiano Escolar.

O concurso, realizado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, visou reunir alunos e professores da comunidade escolar para a produção de vídeos voltados para o empoderamento de jovens meninas e meninos contra a violência.
 
O professor Fernando, da E.E. Pedro II, de Belo Horizonte (SRE Metropolitana A), defende a necessidade de a escola deixar os alunos falarem, vez que, por mais relevante que seja que a escola traga figuras como Marielle Franco, Conceição Evaristo e outras representantes do empoderamento feminino, a escola não pode ignorar o fato de que os discentes têm a sua própria voz. O professor defende o audiovisual e a internet como possibilidade de horizontalização das relações. Segundo ele, em sua época de estudante da rede estadual não havia nas escolas espaço para discussões desse tipo, o que evidencia um avanço das atuais gerações, mesmo que ainda em fase inicial.

O professor orientou a produção do vídeo “Ela Tem Viva Voz”, dedicado à explanação de situações nas quais as jovens são vítimas do machismo, fazendo, inclusive, uma contraposição entre uma reação submissa e uma reação empoderada.

A jovem estudante e youtuber Júlia Cecília, estudante da E.E. Professor João Fernandino Júnior, de Sete Lagoas (SRE Sete Lagoas), conta haver sido abordada pelo diretor de sua escola dada a sua experiência com produção de vídeo, o que lhe deu apenas dez dias para pensar e concretizar a sua ideia, visto que, segundo ela, ninguém em sua escola tinha ciência do concurso. O seu vídeo, intitulado “Empoderamento de jovens meninas na escola”, convida a jovem mulher ao empoderamento e à quebra do silêncio, evocando a sua força e potencial.

Júlia conta que, para a gravação de uma das cenas, que demandava a estabilização da imagem, ela fez uso de um steadicam, equipamento que ela não possuía, mas que lhe foi oportunizado durante a produção.

Desafios nesse sentido também se apresentaram ao jovem Lucas Henrique, estudante da E.E. Professor Carlos Lúcio de Assis, de Betim, pertencente à nossa jurisdição (SRE Metropolitana B). Ele conta que, quando a sua escola foi inscrita no projeto – por inciativa das professoras Rosimeire e Zoraide, responsáveis pelas disciplinas de Biologia e Língua Portuguesa, respectivamente – ele se interessou por participar por julgar ser a escola o espaço onde, desde a mais tenra idade do indivíduo, o confronta com a diferença em se tratando de classe social, gênero, comportamento e afins. O seu vídeo, intitulado “Um novo olhar sobre o machismo”, faz uma crítica ao comportamento machista ainda predominante, propondo um novo olhar sobre a mulher e sobre si próprio, permitindo-se, por exemplo, a sensibilidade.

Vendo-se diante do prazo de apenas um dia para desenvolver a sua ideia, Lucas lidou com dificuldades relacionadas ao barulho, vez que gravou as cenas durante o horário das aulas, o que foi contornado improvisando-se uma lapela com um microfone de aparelho celular casualmente encontrado em uma das mesas da biblioteca.

Os estudantes entrevistados foram escolhidos pela redação do próprio programa Mistura Fina, que exibiu, além dos vídeos mencionados, “Deixa ela jogar” (E.E. de Ensino Médio Cabanas, da SRE de Ouro Preto) e “O Empoderamento da Mulher!” (E.E. Professor Joaquim Rodarte”, da SRE Passos). Os vídeos vencedores do concurso Desconstruindo Práticas Machistas no Cotidiano Escolar vêm sendo exibidos nos intervalos da programação da Rede Minas desde 30/11/2018.


Confira abaixo os vídeos vencedores:

E.E. Carlos Lúcio de Assis, de Betim (SRE Metropolitana B): “Um novo olhar sobre o machismo” (https://goo.gl/RDdXLM).

E.E. Carmelita Carvalho Garcia, de Perdões (SRE Campo Belo): “Rótulos” (https://goo.gl/jjeJ6g).

E.E. de Ensino Médio Cabanas, de Mariana (SRE de Ouro Preto): “Deixa ela jogar” (https://goo.gl/nqs1xS).

E.E. Delfim Moreira, de Santa Rita do Sapucaí (SRE Pouso Alegre): “Você pode ser o que você quiser” (https://goo.gl/xJnjMV).

E.E. João XXIII, de Itajubá (SRE Itajubá): “Mexeu com uma, mexeu com todas” (https://goo.gl/mhKD4C).

E.E. João Fernandino Júnior, de Sete Lagoas (SRE Sete Lagoas): “Empoderamento de jovens meninas na escola” (https://goo.gl/JrhWuZ).

E.E. Marquês de Sapucaí, de Delfim Moreira (SRE Itajubá): “Voz silenciada” (https://goo.gl/JsV6GT).

E.E. Pedro II, de Belo Horizonte (SRE Metropolitana A): “Ela tem viva voz” (https://goo.gl/3cD8rn).

E.E. Pedro Aleixo, de Belo Horizonte (SRE Metropolitana A): “Espinho na carne” (https://goo.gl/edYgWp).

E.E. Carlos Ribeiro da Silva, de São Gonçalo do Pará (SRE Divinópolis): “Sou mais eu” (o vídeo não se encontra disponível).

Apresentado por Sabrina Damasceno, o Mistura Fina é exibido pela Rede Minas de televisão de segunda a sexta-feira, às 18h. Confira o programa exibido em 07/12/2018 em https://goo.gl/x47oVt.

Conheça também o canal da estudante Júlia Cecília: youtube.com/juliacecilia.
__________
Publicado no Blog da B
Texto: Alex Gabriel da Silva
Imagem: freepik.com

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000