A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) tem a satisfação de comunicar uma grande inovação tecnológica dentro do Regime Especial de Atividades não Presenciais (REANP): a disponibilização da versão web do aplicativo Conexão Escola. Agora, além do acesso via Smartphone Android versão acima de 5.1, está liberado o acesso por computadores.

Outra boa notícia é que a funcionalidade Chat já está disponível no Conexão Escola, ampliando significativamente a interatividade durante o REANP.

O aplicativo já permitia o acesso ao Plano de Estudos Tutorado (PET), às videoaulas gravadas por professores da rede estadual juntamente com o material gráfico mostrado nas aulas, além de outros materiais disponibilizados pela SEE, e agora está ainda mais completo e acessível a um maior número de estudantes e professores.

Para quem já tem o App Conexão Escola no Smartphone Android basta atualizá-lo para começar a usar o Chat. Aqueles que desejarem podem também acessá-lo via computador ou navegadores em Smartphones, pelo Conexão Escola Web, no endereço https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/conexaoescola. Basta clicar no botão disponível na página e fazer o acesso conforme os guias.

Esclarecemos que a responsabilidade pela abertura e fechamento das salas de Chat será do professor de cada disciplina, que o fará no início e término do seu horário de aula, conforme estabelecido no Quadro de Horários da unidade escolar registrado no SYSADP. Neste sentido, é importante destacar que cabe ao Gestor Escolar garantir aos professores o acesso à distribuição de suas aulas, bem como divulgar amplamente o horário das aulas de cada turma aos estudantes.

Durante o Chat, os professores deverão sanar as dúvidas dos estudantes sobre o conteúdo do PET e os materiais complementares produzidos, bem como realizar intervenções pedagógicas em competências e habilidades já estudadas em conteúdos anteriores e ainda não consolidadas.

Os professores poderão ainda, através do Chat, auxiliar os estudantes na organização de sua rotina de estudos, avaliar preliminarmente o seu nível de engajamento e expectativa, além de receber contribuições para a melhoria permanente do REANP. As regras de uso do Chat pelos professores e estudantes estão descritas no Guia Prático para Estudantes, Pais e Responsáveis  e Guia Prático para Professores disponíveis no App Conexão Escola, no Conexão Escola Web no endereço https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/conexaoescola.

Salientamos que na condução do chat o professor precisa se pautar nos princípios previstos em toda a normativa da SEE/MG: Estatuto do Servidor Público de MG, Estatuto do Magistério, Código de Ética do Servidor Público de MG e ainda na Lei das Diretrizes e Bases Educacionais e no Estatuto da Criança e Adolescente.

Desejamos a todos excelentes experiências com o bom uso dessa inovação tecnológica!
Com informações da SEE/MG
Imagem capa: SEE/MG