Até a próxima sexta-feira (02/09), professores de Língua Portuguesa que atuam no Ensino Médio da rede estadual, efetivos e designados, podem se inscrever para participar de oficinas de produção de itens para redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições deverão ser realizadas no site http://paae.institutoavaliar.org.br. Para a realização da oficina será utilizada uma plataforma de ensino a distância.

As oficinas têm por objetivo propiciar aos professores o desenvolvimento de habilidades e atualização de conhecimentos para o ensino e avaliação da produção de textos argumentativos, de forma a preparar os alunos para produzirem textos segundo as habilidades do Currículo Básico Comum (CBC) que mais se aproximam das competências avaliadas pelo Enem.

São oferecidas 300 vagas, sendo 50 para educadores de cada um dos polos regionais. Para se inscrever o professor deve acessar o Portal do PAAE, informar seu Masp e o sistema buscará os dados no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade) para validar a inscrição. As inscrições serão feitas por polo, considerando-se as superintendências específicas de cada um dos seis polos regionais.

Os professores selecionados para compor as turmas deverão confirmar sua participação preenchendo um termo de compromisso que será disponibilizado no ambiente da oficina, no site do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE).

• Período de Inscrição: 29 de agosto a 02 de setembro de 2016
• Seleção dos Participantes: 05 e 06 de setembro
• Confirmação de Inscrição: 08 e 09 de setembro
• Período das Oficinas: Início 12 de setembro - Término 21 de outubro
• Publicação dos Módulos 1, 2 e 3: 12 de setembro
• Publicação dos Módulos 4 e 5: 19 de setembro

Os módulos ficarão disponíveis pelo período de cinco semanas, e organização da oficina estima que o desenvolvimento das atividades pelo professor exijam uma dedicação de tempo em torno de 10 horas para cada módulo. Sendo assim, para efeito de certificação, cada módulo corresponde a uma carga horária de 10 horas/aula.

Todos os módulos, exceto o último, são estruturados com um videoaula, um texto complementar básico e uma atividade sobre a videoaula e sobre o texto complementar. Os exercícios deverão ser postados no ambiente de aprendizagem para análise e orientação. O último módulo destina-se a prática de questões de avaliações das habilidades de produção de texto do CBC de Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com foco nas competências do Enem.

O certificado de conclusão da oficina será conferido aos professores que finalizarem todos os módulos e obtiverem resultados nos exercícios avaliativos igual ou acima de 60% e o conceito satisfatório na atividade prática do módulo 5.

Fonte: Secretaria de Educação de Minas Gerais - SEE/MG
Imagem: freepik.com