Visando alinhar os quatro eixos definidos pela Secretaria de Estado de Educação - SEE/MG: Direito à Educação, Gestão Democrática e Participativa, Fortalecimento do Trabalho Coletivo e Relação com a Comunidade, fortalecer as ações dos Eixos Pedagógicos da Educação Integral e Integrada, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e o Ensino Fundamental e Médio e apoio o trabalho da gestão e dos docentes, a Diretoria Pedagógica – DIRE B da SRE Metropolitana B firmou parceria com Institutos, Instituições de Ensino Superior- IES e Organizações Não Governamentais – ONG’s.

São parceiros da Metropolitana B: as Instituições de Ensino Superior UNA (Unidades Barro Preto, Barreiros, Betim e Contagem) na oferta de curso de capacitação para os gestores e professores, recebimento de alunos na Clínica Escola e cessão da infraestrutura para os eventos da B. Centro Universitário Newton Paiva para atendimento dos alunos na Clínica Escola e capacitação para professores e pais. O Centro Universitário Estácio de Sá na cessão da infraestrutura para os eventos da B. E com o curso de graduação em pedagogia da Pontifícia Universidade Católica – Unidade Coração Eucarístico no envio de alunos estagiários, desenvolvimento de palestras, curso, oficinas e seminários para os professores das nossas escolas. A UNOPAR com capacitação para gestores, professores e alunos. E a UNI na especialização dos professores de matemática.

Os Institutos: Avaliar na capacitação das Matrizes Curriculares, Avaliação Diagnóstica e formação para gestores. O IOS na oferta de cursos profissionalizantes para os alunos do ensino médio.
Os sistemas como SEBRAE na formação gerencial para gestores e empreedorismo para professores e alunos e no SENAC via palestras e oficinas direcionadas para emprego e empregabilidade focada nos alunos do ensino médio.

E as ONG’s: Crescer com capacitação para professores e pais e atendimento dos alunos na clínica psicológica. E Bom de Bola com a escolinha de futebol para os alunos da escola aberta do Projeto de Tempo Integral.

Também, parcerias com outras Secretarias de Estado como a de Desenvolvimento Social (SEDESE) por meio do projeto de profissionalização dos alunos do ensino médio via Projeto Trampos. E a de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Ensino Superior – SEDECTS, no fomento ao empreendedorismo e inclusão digital no Projeto Meu Primeiro Negócio e nos cursos profissionalizantes gratuitos para os alunos do ensino médio via Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec), voltados para capacitação de jovens em um ambiente empreendedor e de inclusão digita vinculados ao Programa Minas Digital. Na Secretaria de Estado de Educação – SEEMG, via Escola de Formação pelo Projeto Laboratório Vivo – focado na capacitação continuada dos professores de ciências.
E por fim, no sistema judiciário por meio do Tribunal de Justiça capacitando gestores, professores e alunos sobre o tema da violência de gênero, e com Promotoria Pública no fortalecimento da rede de atenção a crianças e jovens em situação e de vulnerabilidade – Projeto a Justiça vai à escola.
Fonte: sremetropb.blogspot.com.br
Texto: Kátia Liliane Alves Canguçu - Analista Educacional - SRE Metropolitana B