O Ministério da Educação (MEC) está com inscrições abertas, até o dia 19 de maio, para a edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste ano, a prova será realizada em dois domingos consecutivos – nos dias 5 e 12 de novembro.

Os candidatos devem ler, atentamente, todas as informações do edital – acesse-o aqui –, seus anexos e atos normativos. Em seguida, se inscrever pelo site http://www.enem.inep.gov.br/participante. A taxa de inscrição, no valor de R$ 82, deve ser paga até o dia 24 de maio.

De acordo com o certame, estão isentos de pagamento os estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio em 2017; os participantes de baixa renda que integram o Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e os que se enquadram na Lei 12.799/2013 que, entre outros critérios, isenta de pagamento aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.405,50. Os candidatos com deficiências, déficit de atenção, dislexia, dentre outros, poderão solicitar atendimento especial ou tempo adicional de prova no ato da inscrição, com apresentação de laudo médico.

Os resultados do Enem 2017 poderão ser usados em processos seletivos para concorrer a vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu); para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni); e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O exame não servirá mais para certificar o ensino médio, função que voltará a ser do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).


Provas
No primeiro dia, 5 de novembro, os concorrentes farão provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação. Já no segundo, 12 de novembro, serão aplicadas provas de Matemática e Ciências da Natureza.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados até o terceiro dia útil seguinte ao de realização dos últimos testes, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e no aplicativo oficial do Enem.

__________
Fonte: educacao.mg.gov.br
Imagem: enem.inep.gov.br

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000