Depois de conquistar o 2º lugar geral na categoria Ensino Fundamental na 18ª edição da UFMG Jovem, com o projeto “Caracterização fitoquímica dos tubérculos da planta inhame (Dioscorea sp.)”, e o prêmio de Professora Destaque na categoria Ensino Médio, para Fabíola Fonseca, a Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro, localizada em Mateus Leme, vai em busca de outras premiações. Dessa vez, a instituição participa da 1ª Feira Mineira de Iniciação Científica (Femic). “É um evento muito esperados por nossos alunos, pois, além de ocorrer em nossa cidade, é uma feira de nível nacional”, comenta a professora de Ciências e Biologia, Fabíola Fonseca.

Segundo Fabíola, a expectativa é que os alunos façam uma boa apresentação e garantam mais prêmios para a escola. “Estamos concorrendo com sete projetos de pesquisa e será muito gratificante vencer em casa e em um evento com várias credenciais, inclusive internacionais”, conta. A professora participa como orientadora ou co-orientadora dos trabalhos “A batata milagrosa: Estudos das propriedades medicinais e características botânicas”, “Bobina de Tesla e Energia Eletromagnética”, “Jogo Multifuncional Sensorial”, “Visão robótica: O auxílio para deficientes visuais” e “Esquema de Captação e Armazenamento de Energia de Raios (ECAER)”, desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio; além dos projetos “Cará-chinês” e “Energia Solar”, dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.

Com o objetivo identificar e incentivar jovens pesquisadores a seguirem carreiras científico-tecnológicas, a Femic, que acontece até o dia 18 de agosto, na cidade de Mateus Leme, reúne docentes e discentes de diversos estados brasileiros. “A ideia é popularizar a ciência e promover o intercâmbio entre alunos e educadores que já investigam e desenvolvem pesquisa em suas escolas”, explica Fernanda Aires Guedes, professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), da Rede Estadual de Educação e coordenadora da Feira.

Das 75 pesquisas realizadas por instituições da rede estadual de ensino, Minas Gerais concorre com 48, entre elas, as desenvolvidas por alunos da Escola Estadual João Rodrigues da Silva, de Prudente de Moraes. “Participamos com os projetos ‘Bicicletário sustentável’, do ensino Fundamental II, e ‘O nosso radar indicador de velocidade’ e ‘O uso da Eugênia dysenterica na produção de farinha e iogurte como solução de problemas intestinais: uma exploração extrativista como garantia de segurança alimentar’, do Ensino Médio”, explica o professor de Geografia e vice-diretor, Eduardo Neves. A instituição já foi premiada em várias edições da UFMG Jovem, na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), e participará, em setembro, de encontro científico em Bogotá, capital da Colômbia.

A 1ª edição da Feira Mineira de Iniciação Científica está dividida em três categorias: Femic Jovem – destinada a orientadores e estudantes de instituições de ensino públicas e privadas, matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Ensino Médio e EJA, além de jovens pesquisadores, desde que não universitários, organizados em associações, clubes e fundações com características educacionais; Femic Júnior, voltada a professores e alunos de todas as modalidades de ensino, matriculados do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; e Universitária, direcionada aos estudantes da Faculdade de Educação da UEMG. Além da exposição de projetos, a Feira promove atividades integradas como palestras, oficinas, minicursos, entre outras de formação científica. A programação completa pode ser conferida em http://www.femic.com.br/.

Iniciativa independente de professores-pesquisadores da cidade de Mateus Leme, a Femic é realizada pela Associação Mineira de Iniciação Científica (AMPIC) e UEMG, com apoio da Prefeitura Municipal de Mateus Leme, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Pró- Reitoria de Extensão UEMG.
Por William Campos Viegas (ACS/SEEMG)
Fonte: educacao.mg.gov.br
Foto: Fabíola Fonseca