A Secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, participou na tarde desta quinta-feira (25/08), na Escola Estadual Amélia Santana Barbosa, durante o Fórum Regional Território Metropolitano, em Betim, de encontro com prefeitos, secretários municipais de educação e diretores de escolas e SREs, para apresentação dos sistemas de monitoramento e avaliação do estado.

A secretária ressaltou a importância da adesão dos municípios ao Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave), para que os gestores da educação possam ter acesso a informações que indiquem políticas públicas para melhoria da oferta do ensino.

O sistema permite que o secretário municipal saiba sobre a proficiência de cada aluno e de cada escola, o que permite trabalhar em diversas frentes no sentido de identificar e buscar soluções que afetem o processo de aprendizagem. “Sabemos que há muitas questões externas, mas há também casos que podem ser resultados da proposta pedagógica, do professor infrequente ou até mesmo a metodologia. O propósito desse sistema é de que as informações da avaliação fiquem cada vez mais transparentes”.

Macaé Evaristo ressaltou a importância de as coordenações pedagógicas assumirem a liderança desse processo, tomando conhecimento dele e ajudando o professor na organização de seu trabalho. “Esse processo é para uso diário, para que possamos identificar onde estão as deficiências, suas causas e fazer as devidas intervenções. Sei que não é fácil para o gestor, mas precisamos explicitar essas questões, senão estaremos dificultando o acesso à educação. Temos muitos problemas de alfabetização, de leitura, de escrita e de matemática. A ideia é que o monitoramento ajude nesse diagnóstico”.

De acordo com a Superintendente de Avaliação Educacional da Secretaria de Educação, Geniana Faria, que apresentou o sistema aos presentes, “trata-se uma ferramenta importante para a gestão de toda a rede estadual de Educação e vai atuar no sentido de reduzir as desigualdades educacionais no Estado”. Geniana informou que a Secretaria de Estado de Educação (SEE) aguarda a adesão de maior número de municípios ao sistema para promover capacitação aos gestores municipais. “Já estamos discutindo uma programação nesse sentido, em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais (Caed/UFMG)”, pontuou.

Conheça o Sistema de Monitoramento da Aprendizagem clique AQUI
Texto e fotos: Elian Oliveira/ACS-SEE