Empreendedorismo é uma espécie de palavra-mágica do século XXI, o que torna impossível à uma Educação comprometida com a formação integral do indivíduo ignorar essa habilidade tão indispensável em tempos de mudanças. E é sempre de olho às demandas dessa sociedade em crescimento que a Escola Estadual Newton Amaral, em Betim, deu início à execução de mais um projeto voltado à formação e ascensão social dos seus jovens discentes. Trata-se do projeto “Sou Jovem e Faço a Diferença Empreendendo”, cuja primeira etapa foi desenvolvida em parceria com a PUC Minas, Unidade Betim. O projeto teve a Profa. Cássia Rezende Diniz e a pedagoga Rejane Alzamor como responsáveis, com direção da Profa. Jussara Melo.

O projeto, estruturado para abranger todo o ano letivo de 2017, contempla alunos e professores do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, e tem como objetivo formar jovens de baixa renda com foco no desenvolvimento de capacidades e atitudes empreendedoras que contribuam para o alcance bons resultados no cotidiano da vida pessoal e profissional. Nesse sentido, entre as capacidades e atitudes que o projeto objetivo desenvolver, podemos elencar: adoção de atitudes empreendedoras na condução da própria vida; busca por soluções empreendedoras que possibilitem uma ação autônoma e colaborativa; avaliação da atual condição para, a partir disso, tomar decisões rumo a possíveis mudanças; conhecimento das atuais características no mundo do trabalho e dos negócios; compreender as diferentes formas de atuação frente à vida e ao mercado de trabalho; compreensão do trabalho como elemento fundamental da vida humana.

A etapa introdutória do projeto, voltada para a formação dos professores, ocorreu em 24/06/2017, quando ocorreu um brainstorming com os professores focado para a evasão na escola, pensando-se, a partir daí, soluções inovadoras relacionadas ao empreendedorismo. Para o desenvolvimento dessa etapa, a escola teve como parceiros o Professor Osvaldo Maurício de Oliveira, coordenador do Curso de Administração da PUC Minas em Betim, e a Incubadora Universitária para o Desenvolvimento Sustentável da Sociedade, promovida por técnicos, professores e alunos da PUC Minas.

O projeto, porém, está longe de parar por aí, trazendo uma série de atividades para o 2º/2017. A primeira delas envolve palestras ministradas por jovens empreendedores da cidade e do entorno, bem como sessões de vídeo, para o compartilhamento de histórias inspiradoras. Essa etapa envolverá ainda uma sessão de teatro ou cinema fora do contexto escolar.

Já em segunda etapa, intitulada “Eu Jovem Empreendedor”, o projeto levará os jovens, agora inspirados pelas experiências apresentadas, à vivência prática do conceito de empreendedorismo, mostrando-lhes que eles podem transformar ideias em projetos, trabalho, negócios, enfim, empreender. Essa etapa envolverá a leitura da obra A Procura da Felicidade, de Chris Gardner, e da realização de dinâmica presente no livro Guia Essencial para Novos Empreendedores, do Sebrae. A terceira e última etapa do projeto, por sua vez, compreenderá uma espécie de orientação vocacional, visto que será dedicado a levar os jovens estudantes a descobrirem as atitudes empreendedoras que possuem ou podem desenvolver.

Todo o trabalho será perpassado por atividades em grupo, criação de painel, produção de vídeo, visitas técnicas, seminários etc. Alunos e professores passarão por uma formação conceitual com base no dinamismo, na criatividade e no trabalho em equipe a partir de uma metodologia de ensino focada em quatro eixos: i) ser, que pretende estimular e identificar as potencialidades dos alunos; ii) social, que visa discutir aspectos como o ambiente em que vivem, a comunidade e a sociedade em geral; iii) inovação, com foco no desenvolvimento da criatividade para a solução dos problemas; iv) empreender, em que serão trabalhados conceitos de empreendedorismo, finanças e gestão de projetos.

Esses quatro pilares são fundamentais ao empoderamento dos jovens, que poderão se sentir mais confiantes para partir à ação, transformando as suas realidades e ajudando a minimizar as desigualdades sociais.
__________
Publicado em sremetropb.blogspot.com.br
Texto: Alex Gabriel da Silva
Fotos: E.E. Newton Amaral

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000