Palavra do Superintendente

Webster Silvino de Oliveira
Diretor Educacional

Setembro é fortemente marcado pela temática da inclusão, visto que, neste curto período de trinta dias, comemora-se o Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências (21), o Dia Internacional do Surdo (26) e o Dia do Tradutor Intérprete (30). E o que é que nós temos com isso? Bom, na verdade tudo. Em tempos nos quais muito se fala e se publica acerca da importância da empatia na Educação, vale pensar a falta de acessibilidade como uma consequência direta da falta de empatia. Compreendo que isso pode parecer uma conclusão simplória, mas, embora eu de fato pretenda uma conclusão apenas sintética, há que se considerar o fato de que, em um mundo pensado para TODOS, a inacessibilidade simplesmente não faria parte de nossa realidade.

A Educação tem o sério compromisso não só de fazer-se acessível aos discentes com deficiência, mas também o de criar nos educandos em geral uma mentalidade includente. É verdade que a inclusão de todo e qualquer aluno na comunidade escolar já é por si só educativa, visto o aprendizado propiciado pelo convívio, pelo encontro, pela aproximação à realidade do outro. É preciso, porém, falar sobre isso, levando os discentes ao estranhamento, à indignação com tudo o que não é bom e acessível a todos, construindo, assim uma sociedade que não tome a exclusão como sendo natural.

É com muito orgulho que esta edição apresenta a premiação com medalha de ouro de um jovem guerreiro com limitações locomotoras, estudante da nossa querida cidade de Betim. Trata-se de um jovem que havemos de tomar não como um ser excepcional – hábito esse que, quando levado ao extremo, acaba por configurar-se também como uma forma de exclusão da pessoa com deficiência –, mas como um sujeito que tem definidas as suas metas e que sabe o que quer, caminhando, assim, na direção dos seus objetivos, a despeito das dificuldades comuns à existência humana. Um sujeito que é digno de ter para si um mundo acessível, que tire do papel o direito de ir e vir, tornando-o verdadeiramente dele e para todos. Realizar esse mundo é o nosso compromisso.

Boa leitura!

Educação em Pauta - SETEMBRO 2017 - Clique aqui!

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000