O Setor Infantojuvenil da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais apresenta a Exposição Literária Itinerante do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais de Minas Gerais "Monteiro Lobato: o Maravilhoso Universo do Sítio”. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e no dia 21 (sábado) das 8h às 12h, até o dia 31 de outubro. A mostra é gratuita e tem curadoria da bibliotecária e mestre em Ciência da Informação, Pâmela Bastos.

"Monteiro Lobato: o Maravilhoso Universo do Sítio" traz painéis que retratam a vida e a obra de Monteiro Lobato e busca aproximar o leitor de um dos escritores mais influentes da literatura brasileira. Um desejo seu era fazer livros onde as crianças pudessem morar e assim encantou leitores infantis de sua época e ainda encanta os leitores contemporâneos com o maravilhoso universo do Sítio e seus personagens. Em suas narrativas há diversidade de conteúdos e conhecimentos, tornando evidente a preocupação do escritor com a formação das crianças não apenas como leitoras, mas também como indivíduos historicamente situados que participassem efetivamente da vida em sociedade, exercendo sua cidadania.

Através de sua literatura infantil, Lobato permanece vivo no imaginário e nos corações de seus leitores de todas as épocas. Sua obra infantil, ainda que tenha sido escrita há quase cem anos, propicia discussões e reflexões fundamentais para a formação, informação e prazer das crianças e também dos adultos.
Imagem: bibliotecapublica.mg.gov.br