Uma incomum movimentação na Rua Tenente Brito de Melo. Ônibus estacionam diante de um prédio com fachada distinta, enquanto os ânimos se mostram positivamente exaltados entre diferentes grupos de jovens que, devidamente uniformizados, formam filas para adentrar o bonito prédio, erigido onde outrora funcionou um mercado.

Trata-se de nada menos que mais um Concerto Didático, promovido pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais nos dias 4 e 5 de setembro, na charmosa Sala Minas Gerais. Nesse âmbito, a participação de escolas da SRE Metropolitana B no evento confirma o compromisso da Diretoria Pedagógica – sob a coordenação da Equipe da Educação Integral, Ana Cristina Ricci e Lidiani Alvarenga Brasil –, com a construção de uma Educação integral verdadeiramente integrada. Na ocasião, contou-se com a participação dos dois polos de Educação Integral Integrada: a Fundação Caio Martins (FUCAM), de Esmeraldas, a Fundação Helena Antipoff, de Ibirité, e mais 21 escolas da Metropolitana B.

O encontro ao vivo com a Filarmônica, porém, foi precedido pela visita de estudantes da Escola de Música da UEMG a algumas instituições de ensino. Assim, antes mesmo do concerto, os estudantes já tiveram a oportunidade de se aproximarem dessa realidade, uma vez que grande maioria deles nunca havia vivido a experiência de uma sala de concertos e orquestra.

Segundo Fátima Maria Gonçalves, diretora pedagógica da DIRE B, os concertos foram apresentações feitas sob medida para que crianças e adolescentes deem seus primeiros passos na música orquestral. A diretora defende que o evento vem enriquecendo muito a formação cultural dos estudantes e, de forma integrada, construindo uma educação focada na integralização e potencialização dos diversos saberes. “Está claro que é de nossa responsabilidade construir e/ou reconstruir uma Educação que dote as nossas crianças, jovens e adultos de competências e habilidades necessárias a uma sociedade mais justa, igualitária, fraterna e humanizada, de modo que acreditamos na arte como sendo um bom caminho nesse sentido”, afirma Fátima Gonçalves.

O evento, naturalmente, não se resumiu ao concerto propriamente dito, tendo início com uma cuidadosa apresentação de cada um dos elementos que compõem a orquestra: cordas, madeiras, metais, percussão, piano e harpa. Os estudantes puderam escutar o som de cada um dos instrumentos, bem como conhecer alguns conceitos próprios do contexto orquestral.

O programa
O programa do concerto foi também cuidadosamente pensado para despertar a curiosidade da garotada (e dos adultos) presentes. A abertura se deu com a intensa sinfonia “Uma noite no Monte Calvo” (1867), do russo Modest Mussorgsky (1839-1881). Uma curiosidade apresentada pelo maestro Marcos Arakaki é que a sinfonia faz parte do belíssimo “Fantasia”, animação de 1940, da Disney, que conta também com outros grandes nomes da música clássica, como Bach, Beethoven e Tchaikovsky. O tema de Mussorgsky embala uma obscura cena em que o vilão Chernabog, um gárgula do mal que vive no alto de uma montanha, domina os espíritos fantasmas de um vilarejo.

O programa contou ainda com “Orfeu no Inferno” (1858), de Jacques Offenbach (1819-1880); “Dança Macabra” (1874), de Camille Saint-Saëns (1835-1921), e “Quadros de uma exposição” (1874), também de Mussorgsky.

A sala e a Orquestra
Inaugurada em 2015, a Sala Minas Gerais abriga uma sala de concerto com tratamento acústico e capacidade para mais de 1,4 mil pessoas, além de salas de ensaio menores, estúdios de gravação, cafés e escritórios. O espaço foi projetado e construído especialmente para sediar a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que, por sua vez, foi criada em 2008, tendo como Diretor Artístico e Regente Titular o maestro Fabio Mechetti e como Regente Associado o maestro Marcos Arakaki.

A Sala Minas Gerais está localizada à Rua Tenente Brito Melo, 1.090, no Barro Preto. Mais informações sobre o maravilhoso mundo da música clássica você pode obter através da página da Filarmônica na internet (http://www.filarmonica.art.br/).
Fonte: sremetropb.blogspot.com.br
Texto: Alex Gabriel da Silva