O Prêmio Gestão Escolar (PGE), realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e parceiros, é um estímulo à melhoria da gestão das escolas públicas brasileiras de educação básica, exaltando projetos inovadores e gestões competentes nesse contexto. Criado pelo Consed em 1998, tem como objetivo geral contribuir para a garantia de uma educação pública de qualidade, direito fundamental de todos os estudantes brasileiros, por meio do fomento à cultura da autoavaliação e da intervenção nos processos de gestão. Em Minas Gerais, a coordenação é feita pela Secretaria de Estado de Educação.

Cada Superintendência Regional de Ensino (SRE) constituiu um Comitê Local, com o objetivo de avaliar as inscrições das escolas estaduais e municipais e indicar aquela que possui melhor prática de gestão escolar, recebendo o título de escola Destaque Local. As escolas indicadas pelas SREs foram avaliadas pelo Comitê Estadual, constituído por servidores desta Secretaria e um representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MG) para a seleção da escola Destaque Estadual.

A 16ª edição
Na edição 2017 do PGE, a E.E. Teófílo Alves, localizada no município de Esmeraldas, pertencente à Metropolitana B e estando sob a gestão da Sra. Flávia Cristina, está entre as escolas que concluíram 100% seu plano de ação. Ela, bem como as demais escolas públicas mineiras selecionadas como Destaque Local em cada SRE, foram contempladas com o prêmio de R$ 10 mil para implementação do Plano de Ação da escola. Já a E.E. João Lourenço, do município de Areado, pertencente à Superintendência Regional de Ensino Poços de Caldas, selecionada como Destaque Estadual, recebeu o prêmio de R$ 20 mil.

A Diretora Educacional, Fátima Maria Gonçalves, e toda a equipe da DIRE B, em especial a coordenadora local do processo de elaboração e analise dos planos das práticas de gestão escolar, Sra. Simone Cristina da Silva, destacam e parabenizam as escolas que concluíram 100% seu plano de ação. A saber: E.E. Celso Machado, E.E. Maurício Murgel, E.E. Professor Cláudio Brandão, E.E. Alvino Alcântara Fernandes, E.E. Cora Coralina, E.E. Emilia Cerdeira, E.E. General Carlos Luiz Guedes, E.E. Governador Israel Pinheiro, E.E. Gyslaine de Freitas Araujo, E.E. Hermenegildo Chaves, E.E. João Paulo I, E.E. Nossa Senhora do Belo Ramo, E.E. Professor Francisco Brant, E.E. Professora Ligia Maria Magalhães, E.E. Ruy Pimenta, E.E. Sandra Risoleta de Lima Hauck e E.E. Visconde de Caeté.

A DIRE B e toda a superintendência parabeniza os gestores dessas escolas, contando com a participação de todos no próximo Prêmio Gestão Escolar. Às escolas que não participaram, que se sintam estimuladas a mostrar o que têm de melhor, visto que entre as instituições de ensino da Metropolitana B tem-se visto trabalhos notáveis e dignos de divulgação, premiação e destaque! “Vamos valorizar, participar e mostrar o que temos de melhor”, incentiva a Diretora Educacional Fátima Maria Gonçalves.

Repercussão
Na condição de Destaque Estadual, a E.E. João Lourenço, da SRE Poços de Caldas, concorreu ao título de Destaque Regional, visto estar entre as 27 gestões selecionadas como referência estadual. Não obstante, foi a E.E. de Ensino Fundamental Jones José do Nascimento, do Espírito Santo, a campeã da Região Sudeste, ficando, portanto, entre as cinco escolas selecionadas para a última etapa. Nessa etapa final, a nível nacional, essas cinco escolas, uma de cada região, concorreram ao título de “Escola Referência Brasil”, saindo vencedora a EEF Mont Alvern, de Ituporanga, de Santa Catarina (Região Sul). Nossos cumprimentos à escola vencedora, dado o reconhecimento de que toda e qualquer vitória no contexto da Educação é uma vitória de todos!
Fonte: sremetropb.blogspot.com.br
Texto: Alex Gabriel da Silva