A Diretoria Educacional – DIRE B, em reunião com os gestores das 210 escolas da Metropolitana B entre os dias 1 e 2 de março, apresentou e discutiu a organização das ações pedagógicas nas escolas.

A Diretora Educacional Fátima Maria Gonçalves abriu os encontros com uma retrospectiva das orientações para o fechamento do Ano Escolar de 2017, com relação ao ensino-aprendizagem e às progressões parciais. Objetivando a efetivação do ensino-aprendizagem no espaço escolar, Fátima destacou a responsabilidade de cada profissional da escola com o aprendizado dos estudantes, incluindo a direção escolar, a vice-direção e especialistas, dada a sua dimensão gerencial.

Foram discutidos na reunião pontos relevantes que contribuem para a apropriação de normas e procedimentos que organizam o trabalho da escola. São eles.

1 - Aplicação da Resolução 2197/2012, que traz as diferentes oportunidades de aprendizagem, norteando o ensino-aprendizagem.
2 - Necessidade de atuação proativa do Conselho de Classe, com foco na discussão das habilidades e competências não consolidadas pelo estudante e capaz de criar estratégias que viabilizem a consolidação das aprendizagens.
3 - Concepção de que a autonomia do gestor deve ser exercida com base em leis, decretos, resoluções, documentos orientadores, diretrizes e parâmetros curriculares, BNCC (Base Nacional Curricular Comum), CBC (Currículo Básico Comum), Matrizes de Referência, destacando a necessidade de o gestor se posicionar com firmeza, urbanidade e expertise para fazer com que as ações pedagógicas ocorram em prol dos estudantes.
4 - Apresentação do Guia e Agenda do Gestor Escolar, elaborados pela Diretoria Educacional com a contribuição dos Diretores e Especialistas presentes em encontro realizado em julho de 2017, bem como dos servidores da SRE para as práticas em 2018.
5 - Ficou também estabelecido nesses encontros o início dos Ciclos de Formação.

     Em parceria com a UNA, unidades Barreiro, Betim e Contagem, iniciaremos os Ciclos de Formação. Os professores das Unidades da UNA ministrarão a formação continuada para os Gestores Escolares e os Docentes das 210 escolas da jurisdição da Metropolitana B.
     A Equipe da DIRE B coordenará os Ciclos de Formação dos Especialistas das 210 escolas, o que corresponde a, aproximadamente, 630 participantes. Quatro Cursos de Formação Continuada para os especialistas já estão programados para este primeiro semestre de 2018.
__________
Fonte: sremetropb.blogspot.com.br
Texto e foto: Texto e fotos: Diretoria Educacional DIRE B

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000