É sabido que o Brasil é o 4º país em se tratando de mortes causadas por acidentes de trânsito, sendo que uma parcela substancial dos mesmos tem os jovens entre 18 a 25 anos como vítimas. Os motivos são claros: o excesso de velocidade, o consumo de álcool, a inobservância das leis de trânsito e – um fato que já figura como grande desencadeador de acidentes – a troca de mensagens instantâneas ao volante. É fato que as muitas medidas adotadas pelo Governo – tais como a implementação da “Lei Seca” (nº 11.705/2008), em 2008 – reduziram significativamente as ocorrências de óbitos em razão de acidentes no trânsito, sendo esperado que o mesmo ocorra com a Lei 13.546/2017, que, havendo entrado recentemente em vigor, aumenta pena para motorista embriagado.

Os números, porém, seguem alarmantes, tornando notório que, embora necessária e bem-vinda, a legislação, por si só, se mostra insuficiente, o que urge que ela seja articulada com iniciativas complementares, tais como uma intensa e permanecente campanha de educação e fiscalização. E é justamente a isso que a BHTrans se propõe ao promover o concurso de vídeos intitulado "O Trânsito e o Valor da Vida", direcionado a estudantes do Ensino Médio participantes do Programa “O Jovem e a Mobilidade”. O concurso objetiva conscientizar os jovens de sua condição de agentes na construção de uma cidade na qual o comportamento tenha a preservação da vida – a sua e a do próximo – sempre como norte.

Os professores, capacitados pela Gerência de Educação para o desenvolvimento de projetos de educação para o trânsito, orientaram devidamente os discentes para a produção dos vídeos. Esses foram analisados quanto à pertinência ao tema, ineditismo, adequação da linguagem, relação com os conceitos de mobilidade, cidadania no trânsito, criatividade, originalidade etc. Dos vídeos inscritos, 8 (oito) foram pré-selecionados pelos técnicos envolvidos no Programa “O Jovem e a Mobilidade”, e desses, 5 (cinco) receberão menções honrosas e 3 (três) serão contemplados com prêmios em dinheiro!

O jovem Giovane Medeiros de Souza, aluno do turno noturno da E.E. Nossa Senhora do Belo Ramo, do Nova Granada, está entre os concorrentes, com o seu vídeo “O Jovem e a mobilidade”, no qual ele defende a importância da Educação para uma maior consciência no trânsito.

A escolha dos vencedores será feita pelos internautas, o que significa que você pode votar! É simples: basta acessar a página do concurso, selecionar o vídeo de sua escolha, selecionar a afirmação “Não sou um robô” e clicar em “Votar”. Viu como é fácil? Então, visite lá a página, pois a sua participação com o voto é uma forma de estimular os jovens a bons hábitos no trânsito quando adultos.
__________
Fonte: sremetropb.blogspot.com.br
Texto: Alex Gabriel da Silva
Imagem: freepik.com

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000