Nascida com o desafio de sanar a crise energética que ameaçava o país na década de 50, Furnas é uma empresa de economia mista, subsidiária da Eletrobras e vinculada ao Ministério de Minas e Energia, dedicada a geração e transmissão de energia elétrica. A Usina de Furnas foi a primeira hidrelétrica de grande porte do Brasil, e tem entre os seus diversos projetos de educação ambiental o chamado “Furnas Educa”, programa que, desde 2013, visitou mais de 450 escolas e instituições sociais em cerca de 80 municípios dos estados da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Entre os dias 11 e 15 de julho, foi a vez das escolas da rede pública de Belo Horizonte receberem as instruções de como se levar uma vida mais sustentável, conservando-se energia e água, bens indispensáveis à sobrevivência humana. Voltado à conscientização de crianças e jovens sobre a preservação do meio ambiente e o uso racional de energia elétrica, o Programa Furnas Educa se valeu de Cartilhas, vídeos de animação e muitas brincadeiras a fim de mostrar os riscos das queimadas e a importância de se economizar energia e água. O programa também aborda dicas de segurança na utilização de equipamentos elétricos e cuidados que devem ser tomados com a rede de distribuição de energia.

A idealização do trabalho teve início em 11/05, quando Márcia Maria, Supervisora Pedagógica da SRE Metropolitana B, incumbiu a Coordenadora do Eixo Ensino Fundamental Anos iniciais Silvia Gracia de Oliveira de fazer contato com as escolas interessadas em receber o Programa. Foram longos dois meses de difíceis tarefas, porém muito produtivos, de muitos contatos, constante interação com a Karen Costa, coordenadora do Programa e montagem de uma logística para uma equipe que nunca havia estado em BH.

As escolas que receberam a esquipe Furnas foram: E. E. Pedro Dutra, E. E. Hugo Werneck, E. E. Desembargador Mário Gonçalves de Matos, E. E. Padre Eustáquio, E. E. Marieta Brochado, E. E. Laice Aguiar, E. E. Emília Cerdeira, E. E. Olímpia Rezende Ferreira, E. E. Professor Alcindo Vieira. A equipe Furnas responsável por todo o aprendizado e conscientização ambiental promovidos nesses cinco dias foi composta por Karen Costa (coordenação), Evanildo Fernando (apresentação), Nuno Moreira (montagem técnica e operacional), Gerson Landucci (fotografia), José Lopes (filmagem), Geilson Silva, Paulo Oliveira e Reinaldo Leite (suporte operacional), Paulo Oliveira e Reinaldo Leite (transporte).

“Foi muito bom tê-los recebido e poder apreciar de perto a forma lúdica e muito atrativa como eles trabalham questões como a preservação do planeta, ensinando como economizar a água, a não desperdiçar energia, orientando quanto aos perigos com a eletricidade e as formas como ela pode ser produzida, a reciclagem do lixo, a prevenção de doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti etc.”, relata Silvia Gracia, exultante pela concretização da parceria. Segundo ela, a linguagem de fácil entendimento e os jogos, que proporcionaram a interação entre alunos e professores, foram muito importantes para a fixação dos conteúdos de disciplinas como Ciências, Geografia e Matemática. “Se o objetivo do Programa Furnas Educa na Escolas era conscientizar as crianças da importância da preservação ambiental, eles podem ter certeza de que este objetivo foi alcançado e foi um alerta até para nós adultos”. O sucesso das atividades foi tanto que a SRE já planeja trazer a equipe Furnas no ano próximo, abrangendo mais escolas e outros municípios da Metropolitana B.

Segundo a Profa. Eliza Margareth de Souza, diretora da E. E. Pedro Dutra, os alunos vibraram e participaram ativamente, deixando os professores encantados, havendo ocorrido até mesmo reclamação por parte dos que não puderam participar. “Os demais servidores lamentaram que não puderam participar da atividade por não haverem ocorrido em seu horário de trabalho”. Já a Profa. Carla Cristina, vice-diretora da E. E. Padre Eustáquio, a atividade desenvolvida trouxe para as crianças novas ideias de como utilizar e economizar os recursos naturais do nosso planeta, apresentando, através de muita alegria e diversão, um aprendizado eficaz para o futuro de cada um.

Programas como o Furnas Educa têm importância crucial para o futuro do nosso planeta, de modo que a nossa torcida é para que se criem mais e mais programas de educação ambiental que tenham os estudantes como público-alvo. Criança e adolescente nos quais tenham sido incutidos valores sustentáveis serão, no dia de amanhã, arquitetos, professores, jornalistas, administradores e políticos que terão o respeito e a preservação do meio ambiente como base para as suas atividades, criações e decisões. É por isso que educar hoje para a sustentabilidade faz toda a diferença amanhã.

__________
Fonte: sremetropb.blogspot.com.br
Texto: Alex Gabriel da Silva
Foto: SRE Metropolitana B

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000