No dia 05/08/2016, os alunos da Escola Estadual Cabana do Pai Tomás, do bairro Cabana, tiveram a alegria de assistir ao treino da equipe de atletismo da Grã-Bretanha, ocorrido no Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (CTE/UFMG), em Belo Horizonte. Para os discentes, o evento se configurou como uma oportunidade de conhecer uma pista de atletismo, ver atletas estrangeiros praticando as modalidades esportivas que estão sendo trabalhadas na Escola, conhecer as autoridades que lá se encontravam e participar de um evento que pode ampliar os seus sonhos, dentre os quais pode estar o de, um dia, tornarem-se também atletas.

Tudo começou quando o setor de Jogos Escolares e Transforma da SRE fez contato com a direção da E. E. Cabana do Pai Tomás comunicando o interesse da SEE em que a Escola participasse do Evento de Interação Atletas Britânicos, no CTE da UFMG, tais as boas indicações e inúmeros elogios a mesma. Nesse âmbito, a partir de interação entre a direção da Escola e a Superintendência de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental da Secretaria de Estado de Educação (SEE), ficou acertada a participação de 80 alunos, de modo que a E. E. Cabana do Pai Tomás se fizesse presente na condição de representante das escolas estaduais, por estar inserida e participando do Projeto Transforma e se destacando no desenvolvimento das atividades.

“Eu me emocionei com o convite, pois estamos inseridos em uma comunidade de alta vulnerabilidade social, nossos alunos têm poucas oportunidades e participarmos de eventos tão importantes nos mostra que estamos no caminho certo, que estamos promovendo a aprendizagem, o conhecimento desses alunos através das múltiplas vivências”, conta, emocionada, a Profa. Simone Custodia Gomes da Silva, diretora da Escola. “A equipe de profissionais da Escola tem investido muito na qualidade do trabalho, e estamos colhendo frutos muito bons”, conclui.

Assim, foi definida a participação dos discentes do 3º, 4º e 5º anos. Para o transporte, a Escola contou com um parceiro, ao passo que a alimentação ficou por conta da SEE, que forneceu um kit com sanduiche, suco e barra de cereal. Via de regra, os alunos foram uniformizados. Foram distribuídas camisas e bonés da delegação e, naturalmente, houve a presença de um tradutor no local como forma de possibilitar a interação.

A professora de Educação Física Cinthia Mara da Silva se manifestou orgulhosa do convite recebido da SEE, concebendo-o como um reconhecimento pelo trabalho feito com muita dedicação por todos os profissionais da Escola. “Essa é uma oportunidade única tanto na vida dos alunos como na dos professores, pois um evento como esse é único em nosso país”, conta ela. Expressando a felicidade pela recepção e cuidado com os quais a Escola foi acolhida durante o evento, a Profa. Cinthia pondera o quão marcante o envolvimento da Escola foi para cada um dos alunos e professores que estiveram presentes. Segundo ela, alguns dos esportes lá praticados haviam sido apresentados aos discentes apenas através de fotos e vídeos, de modo que a oportunidade de ver pessoalmente decerto vai mudar a maneira como eles veem o esporte.

Mas não foi apenas do corpo docente a alegria de assistir ao treino da equipe de atletismo da Grã-Bretanha. Para os discentes, a experiência foi ainda mais grandiosa, tornando-se um dia inesquecível inclusive na vida do jovem Igor Felipe Oliveira, aluno do 5º ano, turma 501: “Tive um dia muito feliz. Vi de perto a pista de atletismo, achei muito legal ver os atletas treinando. Nós ganhamos camisa e boné dos atletas, e eles até tiraram fotos com a gente!”, conta Igor, que representou a Escola indo junto da Sra. Macaé Evaristo, Secretária de Educação. “Ela foi muito legal comigo e com a Talyta. Foi muito bom porque eu andei de mão dada com ela, e tinha um tanto de jornalista e coisas que eu nunca vi. Foi um dia que eu nunca vou esquecer!”, exclama o jovem.

No que tange ao Programa Transforma, aderido pela Escola, houve iniciativas desenvolvidas pela mesma durante o período que antecedeu aos Jogos Olímpicos. Os professores elaboraram um projeto das olimpíadas, e estão desenvolvendo todas as modalidades esportivas dentro da Escola. A Escola participou da trégua olímpica, havendo a sua bandeira recebido um número expressivo de votos e sendo selecionada para compor o mosaico no Rio de Janeiro.

Além das modalidades tradicionais de esporte praticadas na Escola, em virtude dos Jogos Olímpicos foram incluídas nas aulas de educação física o Rugby, o atletismo (corridas, saltos e lançamentos), esgrima, róquei, ginástica, handball, tiro ao alvo, tênis de mesa, badminton e bocha. Os recursos para implementação de novas modalidades esportivas na Escola foram oriundos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e da SEE.
___________
Fonte: sremetropb.blogspot.com.br
Texto: Alex Gabriel da Silva
Fotos: E. E. Cabana do Pai Tomás

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000