O estudo de línguas estrangeiras no ensino fundamental e médio possibilita aos discentes conhecer não apenas um novo idioma, mas também toda uma cultura que o acompanha. No que tange aos alunos da E. E. Nair Mendes Moreira, por exemplo – atualmente dirigida pela Profa. Luciene Aparecida Elias Ferreira –, a disciplina de Língua Espanhola lhes oportunizou conhecer uma magnífica festa típica do México, bem como refletir sobre a morte, sincretismo religioso e intolerância religiosa.

Trata-se do projeto "Día de los muertos de México", desenvolvido na escola com o objetivo de apresentar aos alunos uma concepção do Dia dos Finados incomum à cultura brasileira. No México, esse dia é tido como momento de festa e alegria, do que emerge a compreensão dessa data não como um dia de tristeza, mas como um dia de honrar os antepassados, homenageando-lhes e, dessa forma, estando mais próximo deles. Nesse sentido, a escola partiu da visão comumente equivocada sobre esta grande festa – declarada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade – para problematizar a questão da intolerância religiosa.

Nesse âmbito, o projeto "Día de los muertos de México" teve o seu auge em 1 de novembro, um dia antes do Dia de Finados, no contexto da própria E. E. Nair Mendes Moreira. Quanto ao corpo docente, os professores que estiveram mais diretamente envolvidos foram Thatiana Vasconcelos Barcelos, Graziele e Patrícia Barros, responsáveis pelas disciplinas de Língua Espanhola, Geografia e Língua Portuguesa, respectivamente. Quanto ao corpo discente, todos os alunos do ensino médio participaram do trabalho, seja pesquisando sobre o tema, seja selecionando materiais etc.

"A importância de se desenvolver um trabalho como este reside na possibilidade de reflexão e aceitação das diversas manifestações religiosas, bem como no respeito às culturas que diferem da nossa", explica a professora de Língua Espanhola Thatiana Barcelos.

As apresentações dos trabalhos realizados ao longo da semana ficaram por conta dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, que brindaram os presentes com uma peça teatral baseada na obra "Don Juan DeMarco". comumente representada nessa época. Os discentes também participaram de um desfile fantasiados de Catrina e Catrin, personagens humorísticos representativos dessa festividade, com rostos pintados como uma caveira enfeitada e bem colorida. Foi ainda elaborada uma maquete de um altar para os mortos, bem como artigos decorativos e cartazes sobre a temática do projeto. Foram preparados também alguns pratos e bebidas típicos inerentes a essa festa, como pão de morto, caveiras de açúcar, chocolates em forma de caveiras etc.
__________
Fonte: sremetropb.blogspot.com.br
Texto: Alex Gabriel da Silva
Fotos: E. E. Nair Mendes Moreira

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000