Tudo começou quando a E.E. Laíce Aguiar identificou em todas as turmas uma grande dificuldade no que tange à língua portuguesa, sendo as turmas do 9º ano o maior desafio, o que, segundo a Profa. Leila de Fátima Mapa, diretora da escola, se deve ao fato de esses alunos em tese estarem no último ano do Ensino Fundamental, além de se encontrarem em uma fase de muitos conflitos. Diante disso, a equipe da E.E. Laíce Aguiar viu na produção de textos e poemas livres uma possibilidade de chamar a atenção dos discentes para as suas próprias dificuldades.

O pano de fundo definido para tais produções foi um projeto sobre a Dengue, escassez de água e temas afins, em virtude do qual a escola realizou uma passeata pelo bairro para conscientização da comunidade. Tal projeto deu origem à criação de vários gêneros textuais, ficando o 9º ano responsável pelo gênero poesia. Assim, foi realizado no contexto da escola um trabalho em conjunto, sendo o poema produzido pelos alunos das turmas 909, 910 e 911 escolhido para publicação na página virtual do Projeto Manuelzão, no Faceook.

“Fiquei muito feliz quando cheguei às turmas do 9º ano e me deparei com alunos declamando poesias de Cecilia Meireles e outros escrevendo seus próprios poemas. Percebi que estavam sensibilizados e motivados pelo momento proporcionado pela professora Cleuza”, afirma a Profa. Iara Cristina de Carvalho, supervisora da escola. Segundo ela, o momento foi ideal para o lançamento de um tema que envolvesse a todos. A supervisora conta que, ao conhecer um poema sobre a poluição dos rios e mares, ela se lembrou de haver falado com os jovens sobre a preservação do meio ambiente como algo fundamental à manutenção da saúde do planeta e de todos os seres vivos que nele moram, a começar pelos rios.

Assistir a uma reportagem sobre o Rio São Francisco, bem como realizar pesquisas relacionadas foram algumas das tarefas que antecederam a produção textual. Cada uma das turmas do 9º ano escreveu duas estrofes, chegando a um belíssimo resultado. “Fiquei mais feliz ainda quando uma aluna que pensei não estar participando terminou o poema criando os dois últimos versos”, conta a Profa. Iara.

Confira a seguir o encantador poema produzido pelas turmas do 9º ano da E.E. Laíce Aguiar.

O Rio

Ele nasce lá no alto.
Desce lento pela colina.
Sereno, limpo e cantador.
Suas águas tão cristalinas!

Por entre as pedras e cascalho
Transforma-se em cascatas,
Corre por entre os carvalhos,
Se estreita em meio às matas.

Água pura e inocente,
Que chamamos de nascente,
Vai formando longas correntes

E vai tão longe...
Quem sabe pra onde?
Será que vai para o mar?
Tão limpa, pra onde vai?

Tímido e solitário
O rio vai crescendo
Alimenta a fauna e a flora.
Leva vida ao sertão
Irrigando toda a plantação.

Aí chega o bicho homem,
Que sem dó nem consciência,
Polui as correntezas.

Incendeia toda a mata,
Desmata.
Seca as nascentes.
Mata os peixes, mata a vida.
E o rio que era limpo e sereno
Que regava as plantações
“Se acaba” pela poluição.

O Projeto Manuelzão é um projeto de ensino, pesquisa e mobilização social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em parceria com 51 municípios e com o governo de Minas, o Projeto Manuelzão busca a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. Conheça a página do projeto no Facebook.
__________
Fonte: sremetropb.blogspot.com.br
Texto: Leila de Fátima Mapa
Imagem: www.facebook.com/manuelzao

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000