A E.E. Celso Machado está localizada numa área hospitalar, ao lado do hospital Dr. Celio de Castro, popularmente conhecido como Hospital do Barreiro, na Via do Minério. Está próxima também dos hospitais Julia Kubstchek, Eduardo de Menezes, Vitallys, Santa Rita, Maternidade São José, entre vários postos de saúde e UPAs.

 

Para o Curso Técnico em Enfermagem, a escola está autorizada a ter 4 turmas, num total de 160 alunos. O processo de pré-inscrição dos interessados iniciou em outubro de 2016, quando a escola recebeu todo o material para o seu laboratório de práticas. Em novembro foram publicados os atos e portarias que autorizaram o curso na escola.

As primeiras vagas foram distribuídas para os alunos com idade superior a 18 anos matriculados na E.E. Celso Machado e nas demais escolas estaduais da Região do Barreiro. Após a matrícula desses alunos, foram abertas inscrições para a comunidade em geral. Em um curto período de divulgação, a escola recebeu mais de 300 inscrições.

Diante de tanta procura, o diretor José Roberto dos Santos iniciou um processo de conscientização com os interessados em se matricular no curso. Desde dezembro de 2016, os interessados são convidados a participar de rodas de bate-papo com o diretor com o intuito de fornecer todas as informações. Para o diretor José Roberto dos Santos, “esse momento de bate-papo foi importante para conscientizar as pessoas de não fazerem a matricula só por fazer, tirando de alguém a oportunidade tão esperada! Quem se matricular deve fazê-lo por um real desejo e, principalmente, por paixão pela profissão! Queremos que a E.E. Celso Machado, como representante das escolas que compõem a Metropolitana B e uma das pioneiras do curso em BH, seja referência em mais um projeto da SEE/MG”. Assim, após cada encontro eram dados dois dias para que as pessoas se decidirem e, em seguida, era marcado o dia para oficializar a matricula.

No dia 20/12/2016 a escola ofereceu aos alunos matriculados no Curso Técnico em Enfermagem a primeira aula inaugural. Foi convidado o Técnico em Enfermagem, Prof. Alisson Junio Rezende, que durante muitos anos trabalhou no setor de radiologia do Hospital Mater Dei, que apresentou aos alunos um vídeo sobre as principais funções de um técnico em enfermagem, bem como respondeu a todas as dúvidas dos alunos durante um bate-papo. Logo em seguida, os alunos conheceram o laboratório de práticas em enfermagem “Nós Fazemos a Diferença”. Lá, o Prof. Alisson apresentou os vários instrumentos do laboratório e muitos puderam utilizar pela primeira vez o estetoscópio.

No processo de inscrição para designação dos profissionais que irão atuar no Curso Técnico, a escola recebeu 35 inscrições de profissionais com formação superior em Enfermagem, bem como de pós-graduados em alguma área da saúde, com mestrado e doutorado, sendo que muitos desses já trabalham em hospitais e clinicas de BH.

No dia 20/02/2017, finalmente, os 160 alunos puderam iniciar o curso. As 4 turmas formadas receberam as seguintes identificações, todas pautadas nos valores da enfermagem: Turma Solidariedade, Turma Fraternidade, Turma Unidade e Turma Cumplicidade. A escola possui uma lista de espera com 150 nomes e uma intensa procura por vagas para o segundo semestre.
__________
Fonte: sremetropb.blogspot.com.br
Texto: Alex Gabriel da Silva
Fotos: E.E. Celso Machado / Divulgação

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000