A Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B, por meio da Divisão Pedagógica DIRE B e em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES), realizou na última quarta-feira, 19 de abril, encontro com diretores e supervisores das escolas estaduais de Belo Horizonte. O encontro teve o objetivo de apresentar os programas “Meu Primeiro Negócio” e a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec), vinculados ao Programa Minas Digital e voltados para capacitação de jovens em um ambiente empreendedor e de inclusão digital.

O evento foi uma oportunidade para os educadores das escolas de ensino fundamental e médio receberem embasamento teórico e técnico nas atividades inovadoras do Governo de Minas Gerais destinadas à educação. De acordo com o secretário Miguel Corrêa (SEDECTES), pretende-se, enquanto governo, manifestar o quanto ele acredita na juventude mineira, dando subsídios para que a nova geração tire ideias do papel e consiga atingir seus objetivos profissionais e pessoais.

 “Meu Primeiro Negócio” é parte do Programa Minas Digital, uma iniciativa da Sedectes com apoio da Fapemig, e concede bolsas para o desenvolvimento de projetos e a formação de uma cultura de empreendedorismo entre os alunos de Ensino Médio da educação pública de Minas Gerais, com ênfase nos alunos de terceiro ano. Com o apoio das Uaitecs, o programa contempla jovens de todo o Estado, os quais, ao longo de alguns meses, recebem tutorias, capacitação empreendedora e infraestrutura para que possam elaborar proposta de trabalho e criar projetos em áreas de interesse específicas.

O programa foi estruturado em quatro fases, iniciando em abril de 2017 com previsão de término em dezembro de 2018. A primeira fase será em Belo Horizonte, com cerca de 600 estudantes. A segunda será a interiorização do programa, chegando a mais de 4.500 estudantes distribuídos pelos 17 territórios regionais do estado, com previsão de realização em 30 cidades. Já a 3ª etapa será a ampliação, com mais de 8 mil estudantes em cerca de 50 cidades, e, por fim, uma segunda etapa de ampliação, com mais de 13 mil alunos beneficiados em quase 90 cidades mineiras. As escolas interessadas devem estar atentas ao edital, que será lançado no próximo dia 25 de maio.

Para a diretora pedagógica da Superintendência Regional da Metropolitana B, Fátima Maria Gonçalves, a iniciativa da Sedectes é um exemplo a ser aplicado em todo o estado. “Nós já abraçamos esta causa e torcemos para que consigamos contagiar nossos professores e fazer com que, em formato de cadeia, esta cultura empreendedora chegue até nossos alunos”, afirma.
__________
Fonte: sremetropb.blogspot.com.br
Texto: Kátia Liliane Alves Canguçu
Fotos: Sedectes / Divulgação

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000