Palavra do Superintendente

Webster Silvino de Oliveira
Diretor Educacional

Os dias na Metropolitana B e nas escolas têm sido marcados por intenso trabalho. E não é por menos: seguir rumo à excelência em Educação é uma tarefa para lá de hercúlea, para dizer o mínimo. E, já que estamos falando em trabalho, eu quero dedicar este curto espaço a duas pessoas que têm tudo a ver com educação, fundamentais que são ao desenvolvimento do indivíduo, ambas homenageadas neste mês de maio.

Refiro-me, primeiramente, às mães, às quais é dedicado o próximo dia 14 e representam pontos cruciais na formação do ser humano, sendo a partir dos conceitos por ela transmitidos que se desenvolvem habilidades no trato social, familiar, psicológico e até mesmo ambiental. Freud está aí e não me deixa mentir! A despeito do viés mercadológico dessa data, vale tomá-la como lembrete da importância da figura materna, a nossa educadora primeira, a ser celebrada diariamente. Então, com o meu imensurável carinho e gratidão, parabenizo as mães – as biológicas, as adotivas e aqueles que, por uma razão ou outra, tomamos como mãe. Obrigado não só pela sua presença em nossa vida, mas pela própria vida!

Em segundo lugar, há os pedagogos, aos quais é dedicado o próximo dia 20 e que, desde um tempo muito remoto, são responsáveis por auxiliar na educação, formação e aconselhamento de crianças e adolescentes. A data, instituída por meio da Lei nº 13.083, de 8 de janeiro de 2015, é uma oportunidade para discutir o papel da família e da escola no desenvolvimento do sujeito, além de delimitar papéis de responsabilidade. Eu não sou pedagogo. Infelizmente não tive a honra de tal formação, sendo, no entanto, compensado com a oportunidade de trabalhar com muitos e bons profissionais da Pedagogia no âmbito desta SRE. E é a eles que eu dedico essas minhas palavras como forma de expressar o meu respeito e gratidão.

Bom, então “bóra lá” porque tem muita coisa boa pra você ler nesta edição e um mês de maio inteirinho para você desfrutar. Afinal, como bem diz Almir Sater em seus versos: “Azul do céu brilhou / E o mês de maio, enfim, chegou / Olhos vão se abrir pra tanta cor / É mês de maio, a vida tem seu esplendor”.

Boa leitura!

Educação em Pauta - MAIO 2017 - Clique aqui!

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000