Em comemoração ao Dia Mundial do Enfermeiro (12/05) e com o tema “Porque cuidar vai muito além da profissão! Tem que ter SOLIDARIEDADE, FRATERNIDADE, CUMPLICIDADE e UNIDADE”, aconteceu, no período de 08/05 a 12/05, a 1ª Semana de Enfermagem do Curso Técnico em Enfermagem da E.E. Celso Machado. A programação do evento teve palestras, exibição de filme, debates, apresentações artístico-culturais, teatro e música. As virtudes presentes no tema do evento são uma alusão aos nomes das quatro turmas do curso.

Na abertura da Semana, os professores que lecionam no curso apresentaram os Enfermeiros da Alegria, com o tema “As práticas lúdicas no cuidar em enfermagem pediátrica”. No dia 09/05, foi a vez de ter “Controle Emocional”, com o mediador Jefferson Mateus Lisboa, formado em Psicologia pela Trinity College Dublin, na Irlanda, e Especialista em Programação Neurolinguística (PNL) pelo Instituto Superior de Psicologia da Faculdade Clássica de Lisboa, em Portugal. “Ética e Relações Humanas” foi tema da palestra com o professor Heuler David, no dia 10/05.

O projeto “Cinema, Cultura e Debate” exibiu no dia 11/05 o filme Um Golpe do Destino, que apresenta o Dr. Jack Mackee, cirurgião renomado e competente, mas pouco afetivo, tendo precária relação com a sua família e com seus pacientes, os quais considera como meros casos clínicos. No decorrer da trama, o notável profissional assume o papel de paciente, o que acaba por engrandecê-lo como médico e como pessoa humana.

O dia 12/05 foi considerado o Dia D para os alunos, cada turma sendo incumbida de apresentar um trabalho com eixo temático da turma. A turma UNIDADE, primeira a se apresentar, levou os personagens da Escolinha do Professor Raimundo, famoso seriado de televisão. Foi um momento a um só tempo divertido e sério, pois os alunos, muito bem caracterizados, eram arguidos pelo Professor Raimundo sobre os conteúdos das disciplinas do Curso Técnico em Enfermagem, e não deixaram por menos em suas respostas.

A turma FRATERNIDADE apresentou a peça teatral “Você gostaria de ser atendido por um profissional como você?” A turma mostrou o caráter fraterno da profissão quando duas enfermeiras socorrem um casal de moradores de rua atacados por marginais e os levam para uma Unidade de Pronto Atendimento, onde eles são acolhidos e bem atendidos por todos, desde a atendente aos enfermeiros e médicos.

A turma CUMPLICIDADE mostrou os medos, ansiedades, insegurança e timidez do primeiro dia de trabalho de uma estagiária num hospital, onde ela encontra profissionais da enfermagem que lhe transmitem toda a segurança, amizade e carinho numa verdadeira cumplicidade. A turma encerrou sua apresentação com a música Trem-Bala, de Ana Vilela, ao som do violão e de muitos aplausos.

Para encerrar com chave de ouro a Semana de Enfermagem, a turma SOLIDARIEDADE apresentou um vídeo com o trabalho de acolhimento a moradores de rua com abraços e orações que realizaram durante uma noite fria de BH. Os alunos também distribuíram sopa para essas pessoas, comumente marginalizadas em nossa sociedade. A turma arrancou lágrimas com os depoimentos dos alunos sobre essa experiência de cuidar com amor e solidariedade sem olhar a quem.

O diretor Prof. José Roberto dos Santos avalia que “o evento foi essencial para a formação dos estudantes e por possibilitar a circulação dos conhecimentos produzidos e vivenciados durante esses primeiros meses do curso”. O diretor aproveitou o momento para parabenizar os professores pelo excelente trabalho desenvolvido na escola.

No último dia do evento, tivemos o prazer de ter a presença de Cledmar de Fátima Teixeira Canuto, responsável pelo curso técnico na Metropolitana B. “A E.E. Celso Machado é a certeza de que estamos no caminho certo. O que eu vi aqui hoje foi um trabalho responsável, comprometido, organizado e, acima de tudo, humano, como deve ser todo profissional que trabalha na área da saúde. Só temos que parabenizar a escola, os profissionais e, principalmente, os alunos”, declarou ela.

Um pouco mais sobre o evento pode ser conferido em nossa página oficial no Facebook: https://goo.gl/UJPHFN.

CLIQUE AQUI para visualizar mais fotos.
__________
Fonte: sremetropb.blogspot.com.br
Fotos e texto: Iára Aparecida Silva - Dep. Eventos da EECM

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000