A Escola Estadual Professor Morais iniciou no mês de maio o Projeto Maio Ecológico, tendo como protagonistas os alunos do primeiro ano vespertino do Ensino Médio. O projeto objetiva a promoção de ações de sustentabilidade e educação socioambiental por meio de campanhas de sensibilização, conscientização e mobilização dos alunos e funcionários da escola.

As ações foram previamente escolhidas pelos alunos juntamente com a Professora de Biologia Gláucia Maria Coelho e o estagiário Tiago Vilas Boas Silva, membro do Projeto de Extensão Universidade Sustentável da PUC Minas. Associando a disciplina do seu estágio curricular obrigatório, Tiago integrou na escola algumas ações do projeto da PUC, sendo também corresponsável pela orientação das atividades.

Cada turma expôs em murais educativos e informativos as ações a serem desenvolvidas durante este projeto, no qual os próprios alunos foram responsáveis pela elaboração e confecção de cada mural.

A criação de uma horta coletiva – organizada e mantida pelos próprios alunos e funcionários da escola –, uma compostagem com restos de alimentos provindos da cantina, separados pelas cozinheiras, e o recolhimento de agasalhos para pessoas carentes são algumas das atividades que vem sendo executadas, o que revela o apoio da comunidade escolar ao projeto.

O objetivo é que a duração do projeto se dê ao longo do ano corrente, com a orientação da professora e do estagiário de Biologia, podendo futuramente se tornar uma atividade interdisciplinar que vise, sobretudo, o desenvolvimento da cidadania nos alunos da escola. No contexto da proposta, a preservação do ambiente e do patrimônio público escolar é apresentado como forma de melhorar as condições dos que nela convivem, estendendo-se à comunidade local.

Em linhas gerais, o projeto se organizou pela apresentação do projeto aos alunos e definição de ações em abril, a execução das ações definidas pelas turmas e confecção de painéis informativos pela escola no intuito de divulgar o projeto durante o mês de maio e a continuidade das ações sugeridas pelas turmas de junho a dezembro do ano corrente. Tudo foi devidamente organizado, havendo cada turma sido incumbida de uma tarefa específica. Veja quadro a seguir.

Distribuição das ações

Turma 13A:
Ação: “Faça Você Mesmo”
Objetivo: criação de uma horta coletiva
Realização: de maio a dezembro

Turma 13B:
Ação: “Os Donos da Rua”
Objetivo 1: destinar os agasalhos aos moradores de rua
Objetivo 2: proteção aos animais de rua no entorno da escola com comida e água
Realização: última semana de junho

Turma 13C:
Ação: oficina e campanha “Oleando Para o Futuro”
Objetivo: destinar a coleta a instituições de reciclagem de óleo, além da produção de sabão na escola para utilização nos banheiros e cantina
Realização: última semana de junho

Turma 13D:
Ação: campanha “+ Consciência... + Vida”
Objetivo: confecção de lixeiras para a escola e arrecadação de produtos recicláveis, tais como tampinhas e latinhas, destinados a instituições apropriadas
Realização: última semana de junho

Turma 13E:
Ação: projeto “Escola Limpa”
Objetivo: conscientização através de variadas ações, tais como fiscalização da limpeza
Realização: de maio a dezembro

Turma 13F:
Ação: oficina “Vamos Fazer na Escola?”
Objetivo: criar a oficina de compostagem como suporte de material para a horta e jardins
Realização: de maio a dezembro

Turma 13G:
Ação: “Energia Turn Off”
Objetivo: conscientização sobre economia de energia na escola
Realização: de maio a dezembro

Turma 13H:
Ação: campanha “Jardim Vertical – Vivendo o Verde”
Objetivo: criação de mini-jardins verticais na escola
Realização: implantação dos primeiros jardins em junho
__________
Fonte: sremetropb.blogspot.com.br
Texto: Alex Gabriel da Silva
Fotos: E.E. Professor Morais

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000