Em meio à infinidade de aplicativos existentes, muitos são os que promovem a economia e uso inteligente dos recursos financeiros. Nesse contexto, nada mais instigante do que começar a melhor gestão desses recursos dentro da própria casa, que é onde acontecem as primeiras experiências de educação, seja ela humana, financeira ou de consumo. Nesse âmbito, bem como considerando a popularidade que os aplicativos têm, se mostra muito bem-vindo um aplicativo mais acessível às pessoas simples, filtrando a informação e facilitando o uso das mesmas com vistas à economia no consumo.

É nesse contexto que surge o Economy House, projeto idealizado por grupo de trabalho no âmbito da E.E. Celso Machado, que se caracteriza por um aplicativo desenvolvido com o intuito de aferir o consumo de energia gasto em uma residência através da medição do consumo de energia dos diferentes aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos. Tal aplicativo tem como objetivo primeiro promover a economia na conta de luz, bem como criar novos e inteligentes hábitos de consumo que, embora simples, podem torná-lo mais sustentável.

Com o constante aumento das taxas de energia, além da crise hídrica que ameaça a geração de energia, comumente divulgada na mídia, o objetivo do aplicativo é a conscientização das melhores e mais econômicas formas de uso da energia elétrica. Além de sugerir novos hábitos de consumo, o aplicativo auxilia ainda quanto a aparelhos e lâmpadas que promovem um melhor, mais consciente e mais inteligente uso da energia nos domicílios do nosso país.

Sobre o aplicativo
O aplicativo fornece várias informações importantes, tais como uma tabela de consumo em kwtz dos principais componentes de eletrodomésticos utilizados em âmbito residencial (geladeiras, televisores e eletrodomésticos em geral), o que facilita a comparação das informações com as especificações disponíveis em lojas de eletrodomésticos. O aplicativo ainda sugere ações simples, mas às quais não estamos habituados, como substituir as lâmpadas por outras mais econômicas e duráveis, retirar da tomada os eletrônicos que não estejam em uso etc.

Ademais, o software possibilita o cálculo da energia que, por hora, cada eletrodoméstico consome em média, bem como o valor equivalente a ser pago, fazendo ainda uma análise das melhores lâmpadas, do seu preço médio no mercado e dos produtos e eletrodomésticos melhores em qualidade e consumo. O Economy House possui também uma calculadora para o cálculo de custos, e, com as simulações feitas na aplicativo, estabelece um parâmetro do valor médio final de uma conta de luz, considerando o consumo médio registrado, ao final do mês.

Para aprimoramento do aplicativo, está sendo desenvolvido um medidor de consumo para que, através de uma medição simbólica, a ser representada através de um termômetro, registrará o avanço da conta de luz e do consumo médio em valores monetários.

O Economy House foi desenvolvido em uma plataforma própria para a criação de aplicativos, não estando ainda disponível na Play Store devido à falta de recursos, Não obstante, recebendo os incentivos necessários, pode ser desenvolvido e aprimorado, e, quem sabe, despertar o interesse de uma grande startup, que poderia promover esse upgrade do aplicativo, gerando um bom retorno financeiro aos interessados no mesmo.

Atualmente, existe um aplicador que, juntamente com o grupo, está aprimorando o aplicativo para que ele tenha mais funcionalidade, podendo oferecer mais facilidades e recursos aos usuários.

Lançamento do trabalho
Entre os dias 19 e 22 de setembro de 2017, foi realizada na Escola Estadual Celso Machado a 2ª edição da feira de ciências da escola, aberta apenas para os alunos e realizada em ambos os turnos (manhã e tarde) para a apreciação de todo o corpo discente, professores e coordenação da escola, com vistas à seleção dos melhores trabalhos a serem submetidos à votação da comunidade escolar. No dia 23 de setembro, os melhores trabalhos, dentre os quais figura o Economy House, foram apreciados e selecionados, e, a partir dessa pré seleção, o projeto foi inscrito na Feira de Ciências, Tecnologia e Cultura (FECITEC), realizada pela Universidade Federal de Viçosa, Campus Florestal.

No dia 21 de outubro de 2017, durante a 4ª Edição da FECITEC, os projetos selecionados foram avaliados pelos certificadores e organizadores da feira, o que proporcionou muito crescimento e experiência aos nossos alunos. Dentre as diversas categorias avaliadas, o trabalho com o aplicativo Enonomy House ficou em 2° lugar na categoria Ciências Sociais Aplicadas.

Toda a equipe de professores e as alunas idealizadoras do projeto ficaram muito felizes com o resultado, o que valorizou ainda mais a feira de ciências da escola, cujos trabalhos já havia obtido boas colocações na FECITEC. Na edição anterior da feira, no ano de 2016, a E.E. Celso Machado obteve um bom reconhecimento dos seus projetos na avaliação dos organizadores da FECITEC.

O envolvimento de toda a equipe da E.E Celso Machado; o apoio do professor José Roberto dos Santos, diretor da escola; o empenho da professora de química Silvani Lúcia de Oliveira, que coordenou a feira de ciências da escola; a organização e gerência do professor de história Warley Abelha de Moraes, coordenador do trabalho em questão; e a energia e dedicação do grupo de alunos envolvidos – Larissa Blenda Fernandes Chaves, Ana Carolina dos Santos Rodrigues, Helen Eduarda Gomes Siqueira e Pâmela Betti dos Santos – foram fundamentais para o êxito do trabalho, que não aconteceria sem o empenho de todos da equipe.

No maior país do planeta!
A E.E. Celso Machado não havia ainda se recuperado do resultado e do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, quando foi surpreendida, no dia 10 de novembro, com um oficio dos organizadores da FECITEC/UFV comunicando a indicação do trabalho para a Feira de Ciências da Rússia (clique aqui para visualizar os trabalhos indicados para feiras internacionais).

A E.E. Celso Machado vê nisso a oportunidade de divulgar não apenas o trabalho em si, mas também os avanços na educação no contexto da escola e, por extensão, no contexto de Minas Gerais, que se dão graças ao excelente trabalho dos gestores, professores e afins. Nesse âmbito, a escola conta com o indispensável apoio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais para mais esse desafio.

Com a palavra, os jovens cientistas
Eu me chamo Larissa e estou muito grata por este projeto, que tem repercutido de uma maneira positiva, com a possibilidade de ser apreciado do outro lado do mundo, na Rússia. Ainda há muito o que melhorar no nosso aplicativo, mas é gratificante saber que uma ideia tão simples pode auxiliar a nossa sociedade na economia de energia, bem como na economia financeira, que pode ser promovida no orçamento de muitas famílias brasileiras.

Hoje, mais de 3,2 bilhões de pessoas no mundo têm acesso à tecnologia e à internet. Precisamos de um aplicativo como esse, que nos auxilie a economizar na área onde mais têm aumentado os gastos domésticos em nosso país, que é na energia elétrica.

Esse aumento nos gastos com energia elétrica tem consumido uma fatia muito grande do orçamento das famílias brasileiras, que hoje têm que se desdobrar para manter os gastos equilibrados com alimentação, transporte, educação e outros investimentos básicos presentes no orçamento doméstico brasileiro.

Promover esse aplicativo equivale a promover uma nova consciência de consumo em nossa sociedade, com melhor gestão dos nossos recursos financeiros, energéticos e tecnológicos, originando uma mudança nos hábitos de consumo.

Ainda há muito que desenvolver na nossa ferramenta, mas espero que ela possa impactar a mentalidade no nosso país e, quem sabe, no mundo inteiro.

(Larissa Blenda Fernandes Chaves, aluna da turma 204, autora da ideia e programadora da versão inicial do aplicativo)

Meu nome é Ana Carolina, tenho 16 anos e sou uma das participantes do projeto. Estou muito feliz por haver conquistado algo tão grande, foi uma surpresa. É um reconhecimento muito grande para cada uma de nós, e é um mérito que acredito ser de todos nós. Por ter uma base de muitos valores, desde cedo tendo que ser responsável e ajudar em casa, sempre fui extremamente preocupada com a saúde financeira. Assim, é muito significativo pra mim havermos pensado em algo que acreditamos poder mudar o mundo e fazemos a nossa contribuição, propondo um aplicativo que ajude as famílias, em especial as brasileiras, a economizar, mesmo em meio a essa crise mundial.

(Ana Carolina dos Santos Rodrigues, aluna e integrante do Economy House)

Meu nome é Pâmela, tenho 16 anos e, como uma das participantes do projeto Economy House, me sinto muito feliz ao ver que ele interessou a tantas pessoas, pois o aplicativo é competente para ajudá-las a economizar energia de forma correta e eficiente. Acreditamos que com ele vamos facilitar a vida de várias pessoas nas complicações do uso abusivo não só de luz elétrica, mas de eletrodomésticos nas residências, visto que, sem informação adequada, as pessoas acabam por fazer opções de consumo bem mais caras.

(Pâmela Betti dos Santos, aluna e integrante do Economy House)

Como orientador do projeto e como professor, vejo que nós sempre queremos extrair dos nossos alunos o melhor do potencial de cada um deles. Percebo que uma iniciativa tão simples ajuda a melhorar as práticas de ensino, desperta a capacidade dos nossos alunos e estimula a curiosidade, a criticidade e o interesse científico dos mesmos. Promover um ambiente lúdico para que eles possam criar e desenvolver suas potencialidades é inspirador, e mesmo em meio às dificuldades que todo processo educativo envolve, me sinto feliz pelos resultados. Ações como essa são o único motivo que ainda nos mantém enquanto professores, com a chama acesa e a gratidão por sermos educadores, ser parceiro e caminhar junto, conduzindo e ao mesmo tempo sendo conduzidos por eles nesse processo que é tão rico de símbolos, afeto e significados.

(Warley Abbelha de Moraes, orientador do projeto e professor de História da E.E. Celso Machado)

Ser a única escola de Belo Horizonte selecionada para apresentar o projeto na Feira de Ciências da Rússia, país de primeiro mundo, só engrandece o nome da instituição, bem como valoriza a educação pública de Minas Gerais. Sabemos das dificuldades financeiras que o país enfrenta, mas é dever do Estado viabilizar a ida dessas alunas e professor à Russia. Mais uma vez provamos que alunos de escola pública também são capazes. Muito orgulhoso de nossa escola e de nossos alunos.

(José Roberto dos Santos, diretor da E.E. Celso Machado)
__________
Fonte: sremetropb.blogspot.com.br
Texto: Adaptado de E.E. Celso Machado
Imagens: freepik.com

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000