Palavra do Superintendente

Webster Silvino de Oliveira
Diretor Educacional

Uma nova onda tem invadido o mundo... E, para a nossa felicidade, muitas das tímidas, porém promissoras mudanças que percebo se dão no âmbito da Educação. Professores e demais profissionais da área têm repensado a forma de educar, dando fôlego a novas metodologias pedagógicas alicerçadas na cooperação, na prática e no respeito pela vida, em suas mais variadas formas. O aprendizado tem se desvencilhado de sua tradicional expressão sisuda, assumindo agora um caráter mais leve e simpático, caminhando de mãos dadas com o prazer e a alegria de desbravar o mundo. Resgata-se, assim, a real essência do termo “escola” (do Latim schola, do Grego skholé), originalmente tido como um lugar de “folga e descanso”, propício a uma conversa útil em termos de aprendizado.

Fileiras e provas dão lugar ao protagonismo discente no processo de aprendizagem, à interação no contexto escolar e ao acompanhamento da evolução individual. As novas tecnologias têm possibilitado o incentivo da autonomia desde a mais tenra idade, proporcionando autoconhecimento e, por conseguinte, autorresponsabilidade. Essa mesma tecnologia tem tornado o mundo do conhecimento acessível aos alunos com limitações físicas de toda ordem, bem como possibilitado o surgimento de jovens cientistas da periferia à zona sul.

Até mesmo o ambiente escolar tem sido pensado para estímulo da imaginação e do corpo, nosso veículo nessa jornada. Em meio às cidades cinzentas, as escolas têm valorizado o contato com a natureza e suas leis, criando, assim, jardins e hortas que dão origem à merenda escolar.

A Educação tem se agarrado com mais força à incontestável certeza de que só do ser humano pode partir a solução para o mundo, fazendo-se urgente, portanto, uma Educação mais empenhada em trazer à tona o que o indivíduo tem de melhor dentro de si, despertando a sabedoria interna que, por si só, é capaz de guiar o sujeito rumo a uma vida de bem-estar, felicidade e comunhão.

Uma nova onda tem invadido o mundo... É sinal dos tempos! Sinal de um novo e belo tempo, aliás.

Boa leitura!

Educação em Pauta - DEZEMBRO 2017 - Clique aqui!

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000