A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), projeto desenvolvido pelo Departamento de História da Unicamp e que neste ano chega a sua 10ª edição, está com inscrições abertas. A primeira etapa da inscrição (com desconto) segue até 20 de março. A segunda fase termina em 24 de abril – ou até atingir o limite de interessados. A ONHB é um projeto voltado para professores de História e alunos dos ensinos Fundamental (8º e 9º anos) e Médio (todos os anos) de escolas públicas e particulares.

A edição deste ano está com novidades. Foi acrescentada mais uma fase na competição, passando de seis para sete – incluindo a final presencial em Campinas-SP. As provas são feitas de forma on-line durante seis fases e por equipes formadas por um professor de História e três alunos. Cada fase dura uma semana. As respostas (questões de múltipla escolha e realização de tarefas) podem ser elaboradas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecida pela comissão organizadora.

Após as seis fases on-line, as equipes finalistas participam da grande final presencial em Campinas, nos dias 18 e 19 de agosto. Na final, as equipes realizam uma prova dissertativa e, no dia seguinte, participam da premiação com entrega de medalhas. Em 2017, 307 grupos estiveram da final.

A primeira fase terá início dia 7 de maio, finalizando a sexta etapa em 16 de junho. Após as seis etapas, no mínimo 200 equipes (800 participantes) serão classificadas para a final presencial. O projeto tem apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e é desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e graduação.

Confira AQUI o regulamento da Olimpíada

5º Curso de Formação de Professores
A Olimpíada prevê também um programa voltado à formação de professores. Neste ano, o 5° Curso de Formação da ONHB tem como tema “Narrativas da América: discursos e dinâmicas locais” e será realizado entre os dias 1º de março e 10 de maio. As aulas são on-line e gravadas com grandes especialistas da Unicamp e docentes de outras universidades. O curso conta também com materiais didáticos e atividades acompanhadas por tutores. O objetivo é capacitar o professor para que possa contribuir com o ensino do tema proposto em sala de aula. Professores orientadores das equipes podem participar do curso sem nenhum custo.
__________
Fonte: educacao.mg.gov.br
Com informações da Unicamp
Imagem: Unicamp

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000