Com a chegada da temporada de chuvas intensas, muitas escolas sofrem sérios danos em sua rede física, e muitas vezes na rede elétrica, o que pode afetar os equipamentos das escolas. Neste final de ano, alguns municípios do nosso estado já foram seriamente afetados. Pensando em ações preventivas, o Núcleo de Tecnologia Educacional enviou algumas orientações, de suma importância, às escolas da regional.

São procedimentos simples, mas que podem evitar a perda de documentos e de equipamentos eletrônicos.

Com autorização da coordenadora do NTE André Moreira Liuth, compartilhamos essas orientações, que são de grande utilidade para prevenção de prejuízos. Vejam:

CUIDADOS PERÍODO CHUVA
Com as tempestades dessa época, a atenção deve ser redobrada para evitar prejuízos com o computador, modem, documentos e demais itens da Escola.

E para os usuários de computadores/equipamentos de informática há o risco de perda de informações quando o fornecimento de energia é interrompido.

É importante observar o momento do retorno da energia que pode vir em forma de um pico de luz, quando a energia volta em uma carga maior do que a suportada pelos equipamentos, o que pode danificá-los seriamente.

Também há situações de vazamentos, telhados descobertos, enchentes que danificam equipamentos, documentos e toda a infraestrutura da Escola. Por isso, a necessidade da Escola antever as consequências de vazamentos, enchentes e outros.

O NTE relaciona procedimentos para evitar e/ou minimizar as paradas por incidentes causados pelas chuvas.

1.     Usar o estabilizador ou nobreak: absorver, em sua entrada, o máximo de variação da tensão da Rede Elétrica - oscilações - e fornecer, na sua saída, a mínima variação da tensão no ponto desejado com um mínimo de tempo possível, sem alterar as características elétricas fundamentais da energia elétrica da Rede ou, se possível, até melhorá-las.

2.     Desligar os equipamentos, inclusive retirar os plugs da tomada.

3.     Retirar equipamentos, objetos, documentos de locais que apresentem goteiras, situações de ambientes destelhados.

4.     Cobrir os equipamentos, documentos com lona;

5.     Evitar que equipamentos, objetos, documentos sejam acondicionados diretamente no chão.

6.     Ligar para a empresa responsável pelo serviço de internet, caso não funcionar a conectividade. Ela fará testes para verificação!

    OI: 0800 648 11 18, informar o número do circuito ou código da Escola precedido pelo 31, exemplo: 31 102345.
    Empresa contratada pela Escola
    Contato da empresa informado no Contrato.
__________
Fonte: Superintendência Regional de Ensino de Nova Era / Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) – Dezembro/2017
Imagem: freepik.com

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000