A respeito da parada técnica das atividades escolares, anunciada pela SEE/MG para o período de 18 a 22 de março, esclarecemos que o recesso se estenderá também ao corpo administrativo das escolas, sendo que informações sobre a reposição destas datas serão divulgadas posteriormente pela Secretaria de Estado de Educação.

Frente à paralisação das escolas, orientamos que os inspetores escolares também permaneçam em recesso no mesmo período, tendo em vista a impossibilidade da execução dos serviços de campo e a necessidade de posterior acompanhamento das atividades de reposição do calendário escolar.

Ressaltamos que o intuito da paralisação de atividades é o de concentrar esforços no diálogo com as unidades e na elaboração de medidas adicionais, sempre monitorando a evolução da transmissão do COVID-19 em nossa Regional.

Nas escolas, nos dias 16 e 17 de março, deve ser promovido o escalonamento do horário do recreio, evitando-se aglomerações de alunos em ambientes comuns. Orientações sobre a prevenção do contágio pelo coronavírus devem ser amplamente divulgadas entre todos os servidores e estudantes da rede. Eventos que promovam a aglomeração de pessoas devem ser evitados pelos próximos 30 dias.

Lembramos que o Decreto nº 47886, publicado no último domingo, destaca o impedimento de retorno ao trabalho de servidores que estiveram em localidades com alto índice de transmissão comunitária do vírus. O impedimento vale por 14 dias, caso o servidor apresente sintomas da doença, ou por sete dias, caso não haja sintomas. Nesse período, recomenda-se que o profissional permaneça em casa e em trabalho remoto, se houver condições. Se não for possível, as faltas serão abonadas. Em ambos os casos, não haverá perda no auxílio-refeição ou alimentação.

Os servidores que apresentarem sintomas característicos da doença ficam dispensados de comparecer à unidade pericial, hipótese em que a licença para tratamento de saúde poderá ser concedida mediante homologação, ou seja, envio de documentação comprobatória para análise e deferimento pela perícia médica.

Ressaltamos que não há motivo para alarde e que todas as medidas tomadas são preventivas. Pedimos que todos cuidem de si e dos que os cercam adotando a lavagem frequente das mãos e cumprimentos com menor contato físico, fazendo a limpeza minuciosa dos ambientes e não compartilhando objetos de uso pessoal.

Direção da SRE Metropolita B

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000