A Escola Estadual de Ensino Médio Monte Sinai, em Esmeraldas, realizou no dia 24/09/2016 a sua IV Feira de Cultura, que, neste ano, teve como tema os países-sede dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. O tema foi escolhido pelos alunos através de uma enquete, o que é um diferencial nos resultados alcançados, visto que o aluno tem maior participação quando suas expectativas e conhecimentos prévios são valorizados.

Os alunos tiveram que pesquisar muito além da história e cultura desses países, informando curiosidades sobre a edição, tais como recordes, doppinng, modalidades excluídas e/ou incluídas, contexto mundial vivido durante o período olímpico, além, claro, da tradição desses países.

Tradicional evento cultural da escola, a Feira é sempre um belíssimo e rico acontecimento, onde a comunidade em peso comparece para assistir às apresentações em sala, assim como as artísticas. Devido ao empenho dos alunos, o corpo docente sempre optou por convidar pessoas externas à escola para atuarem como jurados, trazendo lisura ao processo e impedindo, assim, que a competição seja influenciada pelo conhecimento que os professores têm das turmas.

Neste ano, a Feira teve a presença de Graciane Avelar, representante da Secretaria Municipal de Educação de Esmeraldas; Cledmar Canuto, representante da Superintendência Regional de Ensino, Metropolitana B, e do diretor da Escola Estadual Professor Raymundo Cândido, Samuel Paulo Rosa.

A escola possui 14 turmas de ensino médio, no turno da manhã – sendo 7 turmas de 1º ano, 4 turmas de 2º ano e 3 turmas de 3º anos –, e desenvolve várias atividades como Feira de Ciência, Feira Cultural, Semana da Consciência Negra, Atividades do Programa Escola Aberta, Café com Literatura, Sarau de Poesias, Gincana Transforma, entre outras.

Neste ano, a E. E. de Ensino Médio Monte Sinai teve também a primeira eleição do Grêmio Estudantil, que tem sido uma excelente ferramenta de integração e participação do jovem na escola, tornando a mesma um espaço para que o discente assuma o protagonismo juvenil, preparando-os para atuar de forma positiva e significativa na sociedade onde vivem.
__________
Fonte: sremetropb.blogspot.com.br/2016/10/iv-feira-de-cultura-da-e-e-de-ensino.html
Texto: Alex Gabriel da Silva
Fotos: E. E. de Ensino Médio Monte Sinai / Divulgação

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000