Terminou, no último dia 21 de novembro, o Curso de Formação em Educação Especial na Educação Básica, ofertado pelo Centro de Referência em Educação Especial Inclusiva – CREI Metropolitana B, aos profissionais da rede estadual de ensino que atuam no processo de escolarização de estudantes com Deficiência, Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação.

O objetivo do curso foi o de proporcionar um aprofundamento teórico-metodológico, de forma a contribuir para a prática pedagógica dos profissionais que atuam com o público da Educação Especial. As aulas teóricas foram ministradas on-line, pela plataforma Google Meet e foram realizadas, também, aulas práticas, com a valiosa contribuição do Professor Michael Lucas Sousa da Silva, que atua na Sala de Recursos da Escola Estadual Santos Anjos e como Professor de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologias Assistivas na Escola Estadual Prof. Francisco Brant, ambas pertencentes à SRE Metropolitana B.


Nas aulas práticas, foram realizadas oficinas para a elaboração de material pedagógico acessível e diversificado, adaptado conforme as necessidades e potencialidades dos estudantes com os quais os cursistas têm ou já tiveram contato durante seu percurso profissional. As fotos mostram uma produção bastante rica e inspiradora.


A Equipe de Formação do CREI é composta, atualmente, pelo Especialista em Educação Básica, André Luiz do Santos Lockmann, pela Professora de Educação Básica, Judite Ferreira de Carvalho, e pelo Analista da Educação Básica – Psicólogo, Rômulo Campolina de Souza Júnior. O CREI encontra-se funcionando em um dos Blocos da Escola Estadual Odilon Behrens, que tem como Gestor Escolar, Marcos Aurélio dos Santos, a quem agradecemos pela parceria.

Parabenizamos toda a Equipe CREI Metropolitana B e demais profissionais envolvidos no processo de formação, bem como a todos os cursistas que concluíram com louvor esse importante curso que, certamente, contribuirá muito para a prática de um fazer pedagógico mais inclusivo.

 

___________
Texto e imagens: Equipe CREI Metropolitana B

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000