Na última quinta-feira, 15/06/2023, no Auditório do Museu de Ciências Naturais PUC Minas, foi realizado o Encontro com os Diretores das Escolas Estaduais da Superintendência Regional SRE Metropolitana B.

Na oportunidade, os Diretores escolares e Equipe da SRE foram acolhidos pelos professores da PUC Minas – Unidade Coração Eucarístico; - o Pró Reitor de Graduação Prof. Eugênio Batista Leite; o Diretor do ICH Prof. Alexandre Magno Alves Diniz, a Profª. Nilza Bernardes Santiago; e as Professoras Carla Ferreti e Andreia dos Santos, as quais proferiram sobre as principais ações, dinâmicas e objetivos dos Programa Residência Pedagógica como uma possibilidade de avanço na política de educação e qualidade na formação continuada dos profissionais que atuam nas escolas públicas.

A superintendente da SRE Metropolitana B - Márcia Santos Fonseca ressaltou a importância de fortalecer a parceria junto à universidade PUC Minas, visto que a extensão de ensino e pesquisa é uma ação necessária, considerando as diretrizes da Secretaria de Estado de Educação SEE/MG na promoção da oferta de uma educação de qualidade nas escolas públicas da rede.

O evento contou, também, com a presença ilustre da Superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, a Professora Graziela Santos Trindade, a qual externou grande alegria pelo convite da Diretoria Educacional Pedagógica DIRE B/SRE B. Em sua apresentação destacou o valor das parcerias com as Universidades como uma possibilidade de alinhar as Políticas Públicas de Educação em favor da valorização do ensino de qualidade, enfatizando a Proposta Pedagógica aliada aos Programas e Projetos da Secretaria de Estado de Educação SEE/MG.

O encontro foi abrilhantado com apresentações das práticas exitosas das EE da Educação Infantil, Ensino Fundamental - anos iniciais e finais e Ensino Médio Comunidade Indígena Katurãma, com as ações educacionais da cultura indígena, desenvolvidas na Comunidade Katurãma, de São Joaquim de Bicas, representada pelo diretor Rafael Soares Martins, representante professor, estudantes e pela Cacica Ãgohó, a qual  ressaltou a importância de aproveitar a data para fortalecer a luta pela garantia dos direitos fundamentais dos povos indígenas. O diretor Rafael expôs sobre a prática educativa realizada junto aos estudantes da comunidade divulgando o livro “Kana Pataxi Petoi”;

EE João Paulo I de Betim, representada pelo diretor Ricardo da Silva Miranda e Estudantes com o Projeto Protagonismo no EMTI, uma iniciativa formativa que vem ganhando destaque na comunidade escolar, pois tem possibilitado uma formação mais integrada, alicerçada pela formação com o Projeto de vida dos Estudantes;

EE Cabana do Pai Tomás, de Belo Horizonte, representada pela diretora Simone Custódia da Costa, com o Projeto Horta comunitária, ação de inclusão social produtiva que conta com a colaboração da comunidade escolar e voluntários na utilização do sistema de produção agroecológica, orgânica e sustentável.

A Diretora Branca de Lourdes Peixoto da Diretoria Educacional Pedagógica DIRE B/SRE B, encerrou o evento agradecendo a todos os presentes, evidenciando a importância de se manter as parcerias educacionais como possibilidades de alavancarmos os investimentos no processo formativo dos estudantes, aliado aos programas da SEE MG em consonância com a realidade e a proposta pedagógica de cada escola.
Texto e foto capa: Equipe DIRE B