Os alunos do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) da Escola Estadual Manoel Antônio de Souza que cursam a Eletiva de Cinema participaram da oficina presencial Cinema Gambiarra, oferecida pela escola Co.liga dentro da programação da Semana das Juventudes do Centro de Referência das Juventudes, localizado no centro de Belo Horizonte.

A oficina propôs uma solução improvisada para resolver determinado problema. É um conceito que conhecemos bem, totalmente ligado ao improviso, criatividade, tecnologia, escassez de recursos, cultura digital e sustentabilidade. A partir disso, vamos conhecer a linguagem audiovisual e nos inspirar na busca de alternativas para desenvolver soluções criativas na produção de vídeos.

A oficina proporcionou aos jovens conhecimentos e experiências relacionados a um dos eixos formativos do EMTI (Formação de competências para o Séc XXI), fomentando o protagonismo juvenil e a educação interdimensional. Foram apresentadas aos jovens técnicas de produção de vídeos com base no improviso, criatividade, tecnologia e cultura digital.  

Luis Fernando Paiva, aluno do 1º ano da escola, relatou que a experiência foi incrível e que todos os alunos participantes adoraram a experiência. Luan Cristian, do 2º ano, esclareceu que o curso permitiu aos alunos aprenderem técnicas de gravação, incentivando a criatividade. Disse ainda que ele e seus colegas puderam desenvolver habilidades que achavam que não tinham.  

Os alunos foram selecionados para a oficina, após a realização do Ciclo de Acompanhamento Formativo (CAF) do EMTI na escola pela equipe pedagógica da Diretoria Educacional da SRE Metropolitana B. O Ciclo apontou a excelência do trabalho desenvolvido pela escola na Eletiva Cinema e a oficina foi mais uma oportunidade para os alunos se apaixonarem ainda mais pelo mundo do audiovisual.
__________
Texto e foto da capa: Equipe da Diretoria Educacional II - SRE B

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000