Três ações promovidas por escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) estão incentivando o protagonismo juvenil ao atribuírem responsabilidades para os estudantes colaborarem de forma direta na construção de um ambiente escolar mais acolhedor, organizado e seguro.
Na Escola Estadual Imperatriz Pimenta, em Ibirité, os estudantes buscam deixar toda comunidade escolar informada e conscientizada através do Jornal Imperatriz em Foco. O jornal é responsabilidade de um grupo de estudantes que tem como objetivo informar os leitores (alunos e funcionários) sobre assuntos da escola e da comunidade escolar. Os jovens experimentam a escrita numa função social real ao pesquisarem assuntos relevantes, redigirem as matérias e editaram cada edição do jornal com auxílio dos professores responsáveis. O jornal é disponibilizado na rede social e no formato impresso e a iniciativa trouxe uma nova abordagem a respeito do papel do aluno e do professor no espaço escolar, que passaram a se enxergar como agentes do letramento e da cidadania.
Já a ação desenvolvida pela Escola Estadual João Paulo I de Betim é a CIPA Escolar (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Bulliyng). A Comissão é composta por alunos do Curso EMTI Profissional de Segurança do Trabalho e desenvolve várias atividades com objetivo de promover a conscientização e a educação sobre segurança do trabalho de uma maneira abrangente e inclusiva dentro do ambiente escolar, engajando não apenas os alunos do curso técnico, mas toda a comunidade escolar.
Por meio da aplicação prática dos conceitos aprendidos em sala de aula, o projeto busca reforçar o aprendizado dos estudantes do curso técnico, permitindo-lhes demonstrar suas competências e aplicar seus conhecimentos em situações reais, promovendo assim uma educação integral e aplicada.
As atividades desenvolvidas pela CIPA Escolar variam desde palestras e workshops até simulações, exercícios práticos e mapeamento dos riscos do espaço escolar, todas projetadas para engajar os alunos e incentivá-los a pensar criticamente sobre a segurança em suas vidas diárias.
A iniciativa de coordenar atividades voltadas para a segurança revela uma abordagem proativa e essencial para a promoção da segurança no ambiente educacional. Ao colocar os estudantes no centro da ação, capacitando-os a liderar e implementar práticas de segurança, a instituição está efetivamente moldando futuros profissionais que valorizam e priorizam a segurança no local de trabalho.
Com o intuito de potencializar o desenvolvimento profissional e despertar o protagonismo, resiliência, empatia e responsabilidade ambiental dos estudantes da Escola Estadual Ministro Alfredo de Vilhena Valladão de Belo Horizonte, entre os dias 17 a 22 de junho, aconteceu a III SIPATMA (Semana de Prevenção de Acidentes e meio Ambiente) e a I SEMAVV-LOG (Semana da Logística).
O evento foi organizado pelos professores Welington Ribeiro do curso de Segurança do Trabalho e Leandro Perugini da Logística, juntamente com estudantes, direção, equipe pedagógica e demais professores.
Os temas abordados foram “Prevenção e combate às Drogas /Inclusão no Mercado de Trabalho” e “ Logística Reversa”. Durante a semana, os alunos apresentaram trabalhos, paródias e teatros sobre os temas. Foram ministradas diversas palestras como as da Prof. Dra. Kerley Alves da UFOP, do Engenheiro Ambiental Elton Augusto da Universidade de Moçambique e do Prof. José Lazaro Tchivela da Universidade de Namibe.
Em todas as práticas apresentadas fica evidente uma das premissas do Ensino Médio em Tempo Integral, o protagonismo juvenil. Ao apoiar o desenvolvimento de ações lideradas pelos estudantes, a escola de Educação Integral abraça as múltiplas habilidades dos jovens, se surpreende com o resultado e se permite ser apoiada pelos seus estudantes.
__________
Texto: Equipe Educação Integral - SRE Metropolitana B