Para celebrar os resultados alcançados pelas escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) em 2024 apresentamos neste artigo ações pedagógicas desenvolvidas por instituições de ensino da Superintendência Regional de Ensino SRE/Metropolitana B que representam estratégias inovadoras e eficazes realizadas no âmbito escolar para promover o engajamento dos estudantes, fortalecer a aprendizagem e ampliar as oportunidades de desenvolvimento integral.

Essas iniciativas destacam-se por alinharem metodologias ativas, práticas inclusivas e contextos que valorizam a autonomia dos estudantes e a gestão escolar de excelência, contribuindo para a construção de uma educação mais significativa e conectada às demandas contemporâneas. Ao apresentarmos essas experiências, buscamos inspirar e disseminar práticas transformadoras que possam ser replicadas e adaptadas em diferentes realidades educacionais.

Entre as práticas selecionadas temos a “CIPA Escolar” da EE João Paulo I (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Bullying) que recebeu o prêmio selo ouro da Secretaria de Estado de Educação (SEE) em 2024 e duas ações que receberam o selo prata 2024 também da SEE: Eletiva do Itinerário Técnico Formativo do Curso de Logística: “Degradação ambiental proveniente do descarte incorreto de resíduos da indústria da moda” e “Organizando as rotinas do EMTI”, ambas da EE Silviano Brandão. Além da já tradicional “Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente”  (SIPATMA) desenvolvida anualmente pela EE Ministro Alfredo Vilhena Valladão, reconhecida pela SRE Metropolitana B como uma prática que dialoga com as premissas do protagonismo juvenil e da preparação básica para o trabalho.

Vale lembrar que diversas outras iniciativas foram realizadas pelas escolas EMTI em 2024 e em anos anteriores e integram o portfólio de boas práticas da SRE Metropolitana B.

 

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Bullying - CIPA Escolar da EE João Paulo I

A Comissão é composta por estudantes do Curso EMTI Profissional de Segurança do Trabalho e desenvolve várias atividades, que variam desde reuniões, palestras e workshops até simulações, exercícios práticos e mapeamento dos riscos do espaço escolar, todas projetadas para engajar os alunos e incentivá-los a pensar criticamente sobre a segurança em suas atividades diárias.

A boa prática se organizou com a mobilização da direção, dos estudantes e professores vinculados ao curso técnico movidos pelo objetivo de  disseminar os conceitos aprendidos em sala de aula para o restante da comunidade escolar. Os estudantes, então, definiram uma rotina de trabalho para a CIPA e temas que seriam trabalhados, como as informações seriam disseminadas e os materiais que seriam utilizados, o que culminou no desenvolvimento de reuniões, palestras, oficinas, ginástica laboral, rodas de conversa e dinâmicas. A CIPA, inclusive, notificou uma empresa de engenharia que prestava serviço na escola por terem montado um andaime de forma inadequada.

Em Abril de 2024, a CIPA promoveu, durante todo um dia, uma programação diversificada para toda a escola,  dividida em vários momentos. Foram desenvolvidas atividades como  prática de ginástica laboral, desafio do slogan de segurança, roda de conversa sobre acidentes na escola e saúde mental no ambiente escolar, palestra sobre os tipos de assédio e sobre a importância da prática de exercícios físicos, uma oficina prática de primeiros socorros, quiz e dinâmica imagem e ação.

O principal objetivo deste projeto é promover a conscientização e a educação sobre segurança do trabalho de uma maneira abrangente e inclusiva dentro do ambiente escolar, engajando não apenas os alunos do curso técnico, mas toda a comunidade escolar.

A iniciativa de desenvolver atividades voltadas para a segurança revela uma abordagem proativa e essencial para a promoção da segurança no ambiente educacional. Ao colocar os estudantes no centro da ação, capacitando-os a liderar e implementar práticas de segurança, a instituição está efetivamente moldando futuros profissionais que valorizam e priorizam a segurança no local de trabalho.

 Foto: CIPA Escolar da EE João Paulo I

 

Degradação ambiental proveniente do descarte incorreto de resíduos da indústria da moda - Eletiva do Itinerário Técnico Formativo do Curso de Logística da EE Silviano Brandão

Considerando o tema logística de estoque e armazenagem e a discussão em torno da destinação final de resíduos, esta prática buscou solucionar um problema real da escola: roupas que sobraram de um bazar realizado pelos estudantes no ano anterior que ainda estavam sem um destino adequado e se acumulavam em uma das salas da escola. A ideia de trabalhar uma eletiva voltada para esse tema, permitiu que os alunos pensassem de uma forma criativa como solucionar o problema.

Diante disso, os estudantes refletiram, com base no aprendizado oportunizado pelo curso de logística e pelas discussões em torno da sustentabilidade, em como destinar essas roupas sem gerar grandes impactos ao meio ambiente.

A boa prática foi organizada pelos alunos do 3º ano do curso de logística juntamente com a professora da Eletiva do Itinerário Formativo Técnico Cintia Raquel Pereira. O grupo debateu, durante as aulas, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Documentário sobre o maior lixão mundial de roupas e as práticas que buscam promover a sustentabilidade no mundo da moda, como economia circular e o método de upcycling.  

Após todas as discussões e estudos sobre estoque, armazenagem, destinação de resíduos e sustentabilidade, escolheram as roupas passíveis de customização e, cada estudante usou de sua criatividade para decorar, pintar, enfeitar cada peça. As peças foram vendidas na Feira de Negócios organizada pelos alunos do EMTI.

Os impactos positivos da prática consistiram na aprendizagem que todos são responsáveis pela destinação correta dos produtos, por terem sido proprietários deles uma vez, seja ao adquiri-los como matéria-prima (o processo industrial) ou bens de consumo (comércio e consumo). Bem como, permitiu que os alunos solucionassem, de forma criativa, um problema da escola.

Foto: Oficina de customização aconteceu durante aula da Eletiva do Itinerário Técnico Formativo do Curso de Logística da EE Silviano Brandão e contou com a presença de uma profissional da área da moda.

 

Organizando as rotinas do EMTI na EE Silviano Brandão

A boa prática consistiu na elaboração de um documento que condensou as recomendações do 1º Ciclo de Acompanhamento Formativo (CAF), reunião formativa conduzida pela SRE que acontece com intuito de verificar o processo de implantação do modelo EMTI em cada escola. O documento elaborado após o CAF explicitou as principais orientações dos componentes curriculares das atividades integradoras do EMTI, bem como as responsabilidades dos especialistas da escola, coordenador geral do EMTI e professores, com foco nos pontos de atenção registrados no relatório do CAF, favorecendo, assim, o ciclo de melhoria contínua do processo de implementação do modelo de ensino integral.

Com a prática, a escola pôde ressignificar o fazer da equipe docente, organizando as rotinas pedagógicas a partir do Modelo EMTI; facilitar a leitura dos manuais, definir atividades e tarefas conforme o modelo e cronograma de ações; melhorar a rotina dos docentes dos  conteúdos das Atividades Integradoras e registrar diversas orientações para favorecer a organização e a prática pedagógica.

Durante as  reuniões de fluxo recomendados pela macroestrutura do EMTI, foi realizada a  apresentação da nova ferramenta (o caderno e seus objetivos, as orientações e intervenções necessárias), promovendo o alinhamento da equipe.  Notou-se uma melhora na organização, na prática e percepção dos docentes em relação à estrutura do modelo do EMTI e um maior envolvimento e participação dos professores na rotina e atividades escolares.

 

III SIPATMA (Semana de Prevenção de Acidentes e Meio Ambiente) e a I SEMAVV-LOG (Semana da Logística) da EE Ministro Alfredo Vilhena Valladão

Com o intuito de potencializar o desenvolvimento profissional e despertar o protagonismo juvenil, resiliência, empatia, responsabilidade social e ambiental dos estudantes da Escola Estadual Ministro Alfredo Vilhena Valladão de Belo Horizonte, entre os dias 17 a 22 de junho de 2024, aconteceu a III SIPATMA (Semana de Prevenção de Acidentes e Meio Ambiente) e a I SEMAVV-LOG (Semana da Logística).

O evento foi organizado pelos professores Welington Ribeiro do curso de Segurança do Trabalho e Leandro Perugini da Logística, juntamente com estudantes, direção, equipe pedagógica e demais professores.

Os temas abordados em 2024 foram “Prevenção e combate às Drogas/Inclusão no Mercado de Trabalho e Segurança” e “ Logística Reversa”. Durante a semana, os estudantes apresentaram trabalhos, paródias e teatros sobre os temas. Foram ministradas diversas palestras como as da Prof. Dra. Kerley Alves da UFOP, do Engenheiro Ambiental Elton Augusto da Universidade de Moçambique e do Prof. José Lazaro Tchivela da Universidade de Namibe.

A SIPATMA já está na sua 3ª edição e vem se consolidando como um grande evento já esperado por alunos e professores. Em 2024 a escola realizou também a Semana da Logística.

Foto: III SIPATMA (Semana de Prevenção de Acidentes e Meio Ambiente) e a I SEMAVV-LOG (Semana da Logística) na EE Ministro Alfredo Vilhena Valladão.

 

Conclusão

As práticas apresentadas evidenciam as premissas do modelo de Ensino Médio em Tempo Integral: protagonismo juvenil, preparação básica para o trabalho e excelência em gestão.

Com relação ao protagonismo, fica claro que ao apoiar o desenvolvimento de ações lideradas pelos estudantes, a escola de Educação Integral abraça as múltiplas habilidades dos jovens e permite ter o ambiente educacional transformado pela capacidade de ação juvenil, o que estimula a formação de um estudante autoconfiante e atuante.

Já com relação à premissa da preparação básica para o trabalho, sabemos que deve ser sempre um objetivo das nossas instituições de ensino, uma vez que a qualificação para o trabalho é uma das finalidades da educação básica. As iniciativas apresentadas mostram o engajamento dos estudantes nas ações realizadas, pois, além de incentivarem o protagonismo, permitem a formação profissional consistente e o desenvolvimento do pensamento crítico, o que muitas vezes vai desencadear ou sustentar o projeto de vida dos jovens.

Por sua vez, a prática relacionada à excelência em gestão exemplifica a importância do fluxo de comunicação e organização escolar para o alcance dos objetivos educacionais. Um sólido modelo de gestão funcionando a favor do modelo pedagógico do EMTI vai levar invariavelmente a resultados educacionais positivos e à formação de um jovem solidário, autônomo e competente.

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Texto: Ana Cristina Ricci Guimarães - Analista Educacional SRE Metropolitana B/ DIREB

 

 

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