Lugar de mulher é onde ela quiser. É uma afirmação muito comum em tempos de intensificação da luta pela emancipação feminina. E é revigorante notar que as tão sonhadas conquistas não se têm restringido às mulheres, ocorrendo em várias esferas sociais. E é por isso que hoje afirmamos, orgulhosos, que lugar de aluno da rede estadual de ensino de Minas Gerais é na maior e mais importante universidade pública do país! Sim, estamos nos referindo à Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), ocorrida entre os dias 21 e 23 de março na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Promovida anualmente, a FEBRACE é, desde 2003, um movimento nacional de incentivo ao jovem cientista, tendo como objetivo primeiro familiarizar o jovem estudante da educação básica com a produção científica. Para a sua 15ª edição, foram selecionados para apresentação projetos desenvolvidos por estudantes de quatro escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais. A saber: Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira, em Divinópolis; Escola Estadual Francisco Lopes da Silva, em Montes Claros, Escola Estadual Professora Maria Muzzi Guastaferro, em Belo Horizonte, e Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro, em Mateus Leme, sendo essa última vinculada à SRE Metropolitana B.

A Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro teve participação na feira com dois trabalhos. “A Batata Milagrosa: Estudo das Propriedades Medicinais e Características Botânicas”, no qual os alunos Geovane Campos Alves, Lohana Stephany Tomaz Silva e Sarah Vitória Almeida Sousa foram orientados pela professora Lorenna Santos Bastistiole. E o projeto “Estudo das Propriedades Medicinais da Planta Barbatimão (STRYPHNODENDRON ADSTRINGENS)”, no qual a discente Vanessa Aparecida Vasconcelos de Freitas é orientada pela professora Fernanda Aires Guedes Ferreira.

Esses trabalhos, bem como os demais desenvolvidos pelas escolas das superintendências irmãs, estiveram entre os 346 projetos apresentados na feira, selecionados entre os mais de 2.1 mil projetos inscritos. Trata-se de um fato que, além de mais uma vez nos revelar o quanto temos caminhado rumo à excelência em educação, torna incontestável o potencial dos nossos alunos para, num futuro próximo, atuarem ativamente na produção científica do nosso país, nas mais diversas áreas do conhecimento.
__________
Fonte: sremetropb.blogspot.com.br
Texto: Alex Gabriel da Silva
Imagem capa: freepik.com

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000