No dia 25/04, a E.E. Padre Camargos recebeu a visita dos índios Pataxós, da cidade de Carmesia (MG), como parte do projeto idealizado pela professora de Língua Portuguesa Eleonora Duarte Ferreira e da diretora Márcia Antônia Ferreira. Foi uma visita excepcional, onde os alunos dos três turnos puderam conversar com o cacique e demais membros da comunidade indígena. Eles dançaram, cantaram, responderam às perguntas dos alunos e professores, falaram sobre seus costumes e sobre a importância da preservação do meio ambiente. Vale ressaltar que as danças, os costumes, os rituais, o artesanato e a pintura corporal são característicos da cultura desse povo, que procura transmití-la como forma de perpetuar a sua existência e manter viva a sua história. Os índios passaram o dia na escola, palestrando para os três turnos. No turno vespertino, a atividade foi aberta também para os pais dos alunos.

O objetivo do trabalho foi levar os alunos a refletirem sobre a importância dos índios na formação do povo brasileiro, a sua realidade atual e a importância de se conhecer e respeitar culturas diferentes, bem como de se tomar a preservação da cultura como um princípio fundamental da constituição de uma nação, sem o qual o povo se desintegra. Com tal atividade, a escola promoveu a consciência da diversidade cultural existente em um mesmo território, tão próximo e ao mesmo tempo tão desconhecido, visto se tratar de um povo residente da Fazenda Guarani, no município de Carmésia (MG).

O Povo Pataxó se encontra em Minas Gerais desde a década de 70, totalizando aproximadamente 300 pessoas. Não obstante, trata-se de um povo originário do Sul da Bahia, que migrou para essas terras em razão de dois relevantes fatos históricos: o primeiro foi o 'Fogo de 51′, caracterizado pela ação violenta das forças da Policias Militar de Prado e Porto Seguro, que desarticularam as aldeias, dispersando o Povo Pataxó com objetivo 'civilizatório'; o segundo fato foi a conversão de 23.000 hectares de seu território no chamado Parque Nacional do Monte Pascoal, criado em 1943. Nesse sentido, o Povo Pataxó teve a sua área limítrofe oficialmente demarcada no ano de 1961, reduzindo seu território tradicional em 23.000 hectares.

Na E.E. Padre Camargos, o Dia do Índio (19/04) deixou de ser apenas “uma data importante”, mencionada durante a aula e ilustrada nos livros de história. Com a visita dos índios pataxós, os estudantes foram colocados em contato com a sua realidade, tomando ciência de que esse povo realmente existe e é digno de ser respeitado.

__________
Fonte: sremetropb.blogspot.com.br
Texto: Alex Gabriel da Silva
Fotos: E.E. Padre Camargos / Divulgação

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000